sexta-feira, 3 de junho de 2011

Santa Paulina de Roma e seus pais, mártires - Festejada 6 de junho

 
 
     A existência desta mártir é mencionada em muitas hagiografias antigas, junto com Artemio e Cândida. Eles são comemorados no dia 6 de junho no Martirologio Romano, baseando-se este na "Paixão de Pedro e Marcelino" que conta que Artemio era o guardião da prisão romana onde estavam aprisionados os cristãos e futuros mártires chamados Pedro e Marcelino. Artemio tinha uma filha chamada Paulina que estava possuída pelo demônio.
     Pedro prometeu libertar sua filha se ele se convertesse ao Cristianismo. Artemio não aceitou, pois pensava que o santo mártir estivesse louco. Porém, depois de presenciar um milagre, se converteu, bem como sua esposa Cândida e sua filha Paulina, que ficou curada.
     Denunciado como cristão diante do juiz Sereno, Artemio foi sentenciado a morrer, junto com sua família, na Via Aurélia. As duas mulheres, Cândida e Paulina, foram lançadas em um fosso e soterradas por uma grande quantidade de pedras. Artemio foi executado com uma espada.
     Artemio e Paulina foram enterrados na Basílica de São Pancrácio na Via Aurélia e Cândida foi enterrada em uma igreja da Via Portuense.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário