quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Beata Cecília Cesarini, Dominicana - Festejada 4 de agosto

     Na trasladação e reconhecimento das relíquias da Beata Diana de Andaló, feita em 1510, no Mosteiro de Santa Inês, Bolonha, foram encontrados três corpos no mesmo túmulo, dois dos quais foram atribuídos a Diana e a Cecília. O terceiro, que então não foi identificado, num próximo reconhecimento (1584) foi atribuído à Irmã Amada, monja vinda com as outras irmãs a convite do Beato Jordão da Saxônia, de São Sixto para Santa Inês, em 1224, a fim de estabelecer ali a vida dominicana.
     As Beatas Diana de Andaló (* Bolonha c. 1200 - † 10 de junho de 1236) e Cecília Cesarini (* Roma c. 1200 – Bolonha, 4 de agosto de 1260) são figuras virginais insignes entre aquelas que floresceram sob a influência de São Domingos de Gusmão na cidade de Bolonha.
     A Beata Diana emitiu os votos de castidade, pobreza e obediência nas mãos do Patriarca. Ela atraiu para junto de si outras religiosas, entre as quais a Beata Cecília.
     Quando São Domingos procurou um local na Itália para difundir sua obra, escolheu de maneira especial a região da cidade de Bolonha por prever que sua famosa Universidade seria um campo fértil para futuras vocações.
     Ele encontrou o local apropriado para se estabelecer, mas também a furiosa oposição dos proprietários das terras, os Andaló. Estes acabaram cedendo às súplicas de sua filha Diana, que já ouvira as pregações dos Dominicanos e havia sido tocada por elas.
     O próprio São Domingos recebeu de maneira privada os votos da jovem, que somente conseguiria tornar-se religiosa após duras batalhas com os parentes que não a queriam no convento. Isto só foi possível porque o Beato Jordão da Saxônia havia conquistado a confiança dos Andaló. A família toda aquiesceu em fundar um mosteiro para monjas dominicanas e ali Diana se instalou com quatro companheiras. Como nenhuma delas tinha experiência religiosa, foram chamadas quatro irmãs do Mosteiro de São Sixto, em Roma.
     Duas delas, Cecília e Amada, tornaram-se intimamente ligadas a Diana. Esta foi a primeira superiora do mosteiro e, após sua morte, Cecília a sucedeu.
 
Dados biográficos da Beata Cecília Cesarini
     Cecília nasceu em Roma nos primeiros anos do século XIII, e morreu em Bolonha no dia 4 de agosto de 1290. Não há certeza quanto à sua família, embora muitos digam que ela era uma Cesarini.
     Quando Cecília era uma jovem de dezessete anos e se encontrava no Mosteiro de Trastevere, antes de trasladar-se para o Mosteiro de São Sixto, se distinguiu por ter sido uma das primeiras religiosas a corresponder aos esforços de São Domingo para reformar as Ordens, e foi ela quem convenceu a abadessa e as outras irmãs a se submeterem à Regra do Santo.
     Foi transferida com outras religiosas de Santa Maria em Tempulo para formar o Mosteiro de São Sixto, em 28 de fevereiro de 1221.
     Em 1223, ou no início de 1224, o Papa Honório III enviou-a para Bolonha com outras três religiosas, para que ela formasse no espírito dominicano as religiosas do Mosteiro de Santa Inês, recentemente fundado pela Beata Diana de Andaló e pelo Beato Jordão da Saxônia.
     Cecília foi eleita priora do Mosteiro de Santa Inês após a morte da Beata Diana. Entre os setenta e oitenta anos, vendo sua vida exemplar chegar ao fim, e querendo edificar suas co-irmãs, contava para elas as maravilhas realizadas por São Domingos em Roma, na fundação do Mosteiro de São Sixto. Suas histórias foram coletadas por Irmã Angélica e ostentam o título Miracula beati Dominici - Milagres do Beato Domingos. Desta maneira a Beata Cecília ligou o seu nome à história e à hagiografia Dominicana.
     Não deve, entretanto, causar surpresa se, feitas cerca de meio século após os fatos, essas memórias possam não ser uma fonte histórica absolutamente segura em termos de cronologia e nomes.   
     No epistolário da Beata Diana com o Beato Jordão da Saxônia, um dos primeiros companheiros do Fundador da Ordem dos Pregadores, encontra-se documentado o fervor da primeira comunidade existente no coração de Bolonha.
     Quanto à Beata Cecília, que recebeu o habito monacal das mãos do Fundador, é atribuída a ela uma admirável descrição de São Domingos, de cujo espírito foi testemunha fidelíssima.     O culto das Beatas Diana, Cecília e Amada foi aprovado em 24 de dezembro de 1891 por Leão XIII. Os corpos das Bem-aventuradas ainda se conservam no Mosteiro de Santa Inês de Bolonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário