terça-feira, 6 de setembro de 2011

Santa Bega, Abadessa - Festejada 6 de setembro

Vitral no Priorado Sta. Bee
     Como únicas fontes da existência desta Santa há narrativas quase lendárias e sugestões topográficas (por exemplo, o promontório onde ela viveu algum tempo é chamado Cabeça de Santa Bee, e ela é Patrona do lugar). O que não é de se admirar, pois ela viveu numa época tão remota (século VII) e com tantos conflitos, quando não raro tribos pagãs nas suas incursões destruíam edificações católicas, o que levava a perda de documentos e, tantas vezes, os próprios despojos preciosos de santos.
     Muito provavelmente sua vida foi transmitida de geração a geração pela tradição oral, o que ocasionalmente traz como conseqüência imprecisões de data e de dados.
     O fato é que o culto de Santa Bega (ou Bee, que em inglês significa abelha ou trabalhador(a) diligente) já era grande nos séculos IX e X. O mosteiro em Cumberland, que tinha seu nome, continuou a ser o centro de seu culto. Mais tarde, foi seriamente danificado pelos dinamarqueses, mas no início do século XII foi restaurado como um priorado dependente da Abadia Beneditina de Santa Maria de York e dotado por William, Conde de Cumberland.
     Suas relíquias foram encontradas 460 anos após sua morte, e solenemente transferidas para Hartlepool, para o mosteiro restaurado de Whitby, onde, no início do século XVI, eram ainda objeto de profunda veneração.
     O Hino a Santa Bega - "Oracio Ad Sanctam Begam" – foi descoberto no séc XX num livro de horas do século XV. Ele com certeza era cantado no dia de Santa Bega; o texto foi reproduzido num artigo de John Todd no site de Santa Bee.
 
*
    
     De acordo com a tradição, Santa Bega era uma princesa irlandesa que havia feito voto de virgindade e a quem um anjo havia dado um bracelete, ou pulseira, de ouro marcado com uma cruz, como sinal de seus desponsórios celestiais.
     Quando um príncipe norueguês resolveu pedi-la em casamento, na véspera da boda, enquanto seu pai e seu noivo estavam celebrando, Bega escapou com a ajuda do bracelete e foi levada pelo mar à costa da Cumberland.
     A narrativa da fuga de Bega da Irlanda encontra-se na “Vida de Santa Bega” que faz parte de uma coleção de vidas de vários Santos ingleses pertencente à Abadia de Holmcultram e é datada de meados do século XIII.
     Naquele local Bega viveu como anacoreta. Em sua ermida de Santa Bees (Cumbria) guarda-se o que se presume ser o bracelete milagroso (que no inglês antigo chamava-se beag) tão parecido ao seu que pode ter dado origem ao culto. Até o séc. XII, a pulseira era usada nos juramentos, da mesma forma como o livro dos Evangelhos.
     Como o local da ermida passasse a ser freqüentado por piratas, para não ser atacada por malfeitores Bega viajou para a Northumbria. Ali ela foi recebida pelo rei da Northumbria, Osvaldo, e por Santo Aidano, Bispo de Lindisfarne, que lhe impôs o véu virginal e construiu para ela uma cela em uma ilha deserta.
     Atraídas por sua reputação de santidade, várias jovens procuraram Bega e formou-se um grupo de religiosas. Ela então se mudou para Coupland, região da Cumberland, onde fundou um mosteiro dedicado à Virgem sobre um promontório que tomou o nome dela, e foi chamado Cabeça Santa Bega our Bee.
     A santa provavelmente morreu no ano 660
     Bega foi considerada patrona pelos habitantes das regiões perto do promontório que tem seu nome. Ela foi considerada santa padroeira dos pobres e indefesos, uma referência a uma tradição popular segundo a qual ela ia pessoalmente cuidar das necessidades materiais dos trabalhadores que construíam seu mosteiro.
     Além de regiões do norte da Grã-Bretanha, ela também era venerada na Noruega. Sua festa ainda é celebrada na Diocese de Lancaster. Na Escócia ela é também comemorada na Igreja de Kilbees (Igreja de Bega), dedicada a ela. A festa de Santa Bega é comemorada em 6 de setembro.
 
Os milagres
     O milagre mais famoso é descrito na “Vida de Santa Bega” como o “milagre da neve”: Ranolfo Meschin, 1º Conde de Chester havia doado suas terras para o mosteiro de Santa Bega, mas posteriormente uma ação judicial limitava sua extensão. Os monges temiam que a doação fosse prejudicada. No dia da verificação dos limites da propriedade, uma forte nevasca cobriu as terras ao redor do mosteiro, mas nenhum floco de neve caiu nas terras do priorado.
     Uma versão do “milagre da neve” pode ser encontrada também no “Manuscrito Sansford”, que foi escrito em inglês após a dissolução do priorado, e nos arquivos da Catedral de Carlisle.
Priorado de Sta Bee
     Os registros do Priorado de Santa Bees contêm muitos milagres alcançados pelas orações a Santa Bega. Em 1313, “um certo menino irlandês recebeu a cura da visão na capela de Santa Bega pelos méritos e orações desta virgem, tendo toda comunidade assistido a isto”. A “vida” contém nove milagres obtidos pela intercessão de Santa Bega.  
Comemoração, dia de Santa Bega
     Há registro de comemoração do dia de Santa Bega, celebrado na Abadia de Santa Maria, York, cerca de 1400. Um livro de horas do século XV na Biblioteca Bodleian menciona como seu dia o 7 de novembro.
     O Martirologio Romano também registra: Na costa da Cumberland, Inglaterra, em uma pequena cidade que depois tomou o seu nome, Santa Bega, virgem consagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário