quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Beata Vicência Maria Poloni, Co-Fundadora - Festa 11 de novembro

     A Beata Vicência Maria Poloni, nasceu na cidade de Verona, Itália, em 26 de janeiro de 1802, filha de Caetano Poloni e Margarida Biadego, e foi batizada no mesmo dia com o nome de Luigia Francisca Maria Poloni na Igreja de Santa Maria Antiga.
     Última de 12 filhos, Luigia cresceu em um ambiente católico e fervorosamente empenhado na caridade. A mãe foi a sua primeira formadora, e o pai, farmacêutico, exemplo de virtude cristã e social, era membro estimado e influente da confraria da “Sagrada Fraternidade”.
     A atenção aos outros, o espírito de sacrifício, um olhar atento acompanhado de mãos operosas foram virtudes adquiridas por Luigia com a educação, fundamentadas naqueles valores que dão credibilidade e densidade a fé. A inteligência prática e perspicaz de Luigia, bem como a sua cortesia e reserva, proporcionavam um serviço atento, sério e gratuito a quem acorria a ela. Na sua juventude, muitos foram os que ela confortou e que a consideravam como uma “mãe”.
     Após a morte do pai, Luigia viu-se obrigada a gerir o negócio da família, revelando os seus dotes administrativos, que contudo não a impediam de frequentar como voluntária o Lar de Idosos, onde prestava assistência na enfermaria dos doentes crônicos.
 
O Beato Carlos Steeb
     Luigia conhecera o Padre Carlos Steeb, seu confessor, quando auxiliava seu pai nas atividades apostólicas.
     O Padre Carlos Steeb, nasceu dia 18 de dezembro de 1773, em Tübingen (Würtemberg, Alemanha), no seio de uma família de convicções profundamente luteranas. Frequentou uma escola de renome, de tradição humanista (“Anatolicum”), fez um estudo sério e sistemático. Aos 15 anos o estudo na área do comércio levou-o a deslocar-se a Paris, onde permaneceu por pouco tempo devido à agitação da Revolução Francesa.
     Em seguida foi para Verona, onde fez amizade com pessoas que professavam convictamente a fé católica, o que o fez questionar a problemática da fé luterana. Após um período de longa e profunda reflexão, converteu-se ao Catolicismo e tornou-se sacerdote. Ao informar a sua família desta decisão foi rejeitado por todos, que não o reconheceram mais como filho, privando-o do direito hereditário e de qualquer comunicação com os seus familiares.
     A ele Luigia confessara o seu desejo de professar os votos religiosos. Ele a aconselhou a rezar e a esperar para que o Senhor revelasse os desígnios dEle para a sua vida. Após tê-la provado longamente no serviço aos anciãos e doentes, ele propôs a ela ser fundadora de um instituto religioso que cuidasse dos pobres e dos necessitados. “Mãos piedosas” era como o Beato Carlos Steeb chamava aquela família de Irmãs da Misericórdia na qual há muito tempo ele desejava concretizar e tornar visível a sua experiência interior: a misericórdia.
Panorama de Verona, terra natal da Beata
     A este trabalho sentiu-se chamada Luigia, que disse o seu sim a Deus em 2 de novembro de 1840, dando início ao Instituto das Irmãs da Misericórdia; professou definitivamente em 10 de setembro de 1848, assumindo o nome de Vicência Maria Poloni.
     Ao escrever a Regra para as religiosas do Instituto, o Beato Carlos Steeb evidenciava no mistério da Encarnação e Redenção o modelo mais alto para conjugar a misericórdia. Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, por amor da Humanidade se fez carne. A misericórdia é um dom de Deus que deve ser representado pelas Irmãs por diversas formas visíveis de caridade; misericórdia é um sentimento profundo que se comove perante o sofrimento e o desânimo dos outros.
     Desde então, Madre Vicência dedicou a sua vida a Deus como educadora de numerosos jovens, consagrando-se ao serviço dos pobres e enfermos e percorrendo um caminho que deixou três marcas: uma profunda vida interior que fazia de Cristo o eixo de sua rota; um grande amor a Deus e a Eucaristia; e enfim, um estilo de humildade, simplicidade e caridade que orienta o agir somente por Deus, amado e servido no próximo sofredor.
     A atualidade da vida da Madre Vicência é-nos dada sobretudo pela eterna novidade da misericórdia. Numa época em que aparentemente parece que não necessitamos de mais nada porque tudo está acessível, na realidade a misericórdia é mais do que nunca necessária.
Verona, Torre dei Lamberti
     Madre Vicência faleceu dia 11 de novembro de 1855, deixando como testamento uma só coisa: a caridade. Foi beatificada em 21 de setembro de 2008.
     O Beato Carlos Steeb faleceu dia 15 de dezembro de 1856; foi beatificado por Paulo VI a 6 de julho de 1975.
     As Irmãs da Misericórdia estão presentes hoje, além da Itália, na Alemanha, Portugal, Albânia, Tanzânia, Angola, Burundi, Argentina, Brasil, Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário