domingo, 12 de fevereiro de 2012

Beata Umbelina, Abadessa cisterciense - Festejada 12 de fevereiro

     Única irmã de São Bernardo de Claraval (que tinha outros cinco irmãos), Umbelina nasceu por volta de 1092 no Castelo de Fontaine-les-Dijon.
     Ela ficou conhecida pelos colóquios que mantinha com seu célebre irmão, narrados em todas as "Vidas" de São Bernardo. Nelas pode-se conhecer toda dor de São Bernardo por ocasião da morte de seu irmão, o Beato Gerardo, e da própria Umbelina.
     Um ano mais jovem que o irmão, parece que Umbelina se assemelhava muito com ele quanto à beleza física, mas também provavelmente quanto ao caráter.
     Quando seu pai e seus seis irmãos se consagraram a Deus na Abadia de Citeaux (*), na Borgonha, para levarem uma vida piedosa e exemplar, ela se casou com Guido de Marcy, irmão da Duquesa de Lorena, e, possuindo uma grande fortuna, levava uma vida frívola e mundana.
     Algum tempo depois, Umbelina resolveu fazer uma visita a Bernardo perto de Claraval, ostentando seus atavios e escoltada por grande séquito. Bernardo recusou recebê-la se ela não prometesse seguir os seus conselhos, isto é, mudar de vida, abandonando todo luxo.
     Debulhada em lágrimas, ela porém teve forças para responder: “Eu posso ser uma pecadora, mas foi por pessoas como eu que Cristo morreu, e é porque sou uma pecadora que eu preciso da ajuda dos homens piedosos”.
     Depois de alguns anos, provavelmente inspirando-se na repreensão do irmão, Umbelina obtém a permissão do esposo para ingressar no mosteiro de Jully-les-Nonnais, próximo de Troyes, como simples monja. Decidiu penitenciar-se pelos anos de vaidade e de luxo com inúmeras mortificações. Mais tarde se tornou abadessa.
     Este mosteiro logo se tornou pequeno para acolher as novas vocações. Assim, ela precisou fundar um novo mosteiro em Crisenon (paróquia de Prégilbert).
     Umbelina faleceu por volta de 1140, na presença de três de seus irmãos: Bernardo, que a estreitava nos braços, André e Nivardo. Foi enterrada em Jully.
     O seu culto foi confirmado em 1703 e a sua comemoração foi fixada no dia 12 de fevereiro no novo Martirológio Romano.
     A Beata Umbelina é patrona daqueles que perderam seus pais.

Etimologia: Umbelina tem origem no latim, Umbellina, diminutivo de umbella: sombreiro, guarda-sol; por sua vez diminutivo de umbra: sombra. No francês, Ombelline; no italiano, Ombelina.
Abadia de Cister, foto atual

(*) Esta abadía, de uma importância capital dentro do monaquismo católico, foi fundada em 1098 por um grupo de 21 monjes que, sob a direção de São Roberto de Molesmes, se retiraram neste lugar com a finalidade de seguir de uma maneira mais estrita a regra beneditina. Em 1112 Bernardo de Claraval, personagem de excepcional importância, ingressou na abadia. Daquí foram fundados centros dependentes, os quatro primeiros em um lugar mais destacado: La Ferté (1113), Pontigny (1114), Claraval (fundada por Bernardo em 1115) e Morimont (1115). Converteu-se no centro espiritual da Ordem de Cister.

Nenhum comentário:

Postar um comentário