sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Santa Vereburga de Chester, Abadessa - Festejada 3 de fevereiro

     Beneditina, patrona de Chester, Inglaterra, Abadessa de Weedon, Trentham, Hanbury, Minster in Sheppy e Ely, Vereburga nasceu em Staffordshire, no início do século VII, e faleceu em Trentham, no dia 3 de fevereiro de 699 ou 700.
     Sua mãe, Santa Ermenilda, era filha de Ercomberto, Rei de Kent, e de Santa Sexburga; seu pai Wulfhere, era filho de Penda o mais bravio dos reis de Mercia. Santa Vereburga portanto tinha em suas veias o sangue de duas raças muito diferentes: uma ferozmente cruel e pagã; a outra, um tipo de nobreza e de santidade católica. Nela se concentrou o sangue real de todos os reis Saxões.
     A santa princesa Vereburga descendia de uma família de santas. Veneradas como tal eram: sua mãe Ermenilda, sua tia Ercongota, sua avó materna Sexburga, a irmã desta última Eteldreda, Etelburga e Virburga, e a cunhada Santa Setrida. Eteldreda, Sexburga e Ermenilda se sucederam no cargo de abadessa da Abadia de Ely, e a tradição relata que após estas, Vereburga também ocupou o prestigioso cargo.
     Há controvérsias quanto ao fato de seu pai ser um pagão obstinado, ou um cristão relapso, mas a legenda de crimes terríveis – um dos quais o de ter assassinado seu irmão por se ter convertido ao Cristianismo –, imputados contra ele por alguns escritores, deve ser rejeitada, baseando-se na autoridade de cronistas antigos e contemporâneos, segundo indicaram os Bolandistas.
     Os mártires, Santos Wulfald e Ruffin, não eram filhos de Wulfhere e de Santa Ermenilda, nem vítimas da tirania do rei. Ermenilda logo conquistou os corações de seus súditos, seu zelo resultou na conversão de muitos deles, e sua influência sobre o caráter apaixonado de seu marido transformou-o em um modelo de rei cristão.
     Vereburga herdou o temperamento e os dotes naturais da mãe. Devido sua beleza e graça a princesa tinha muitos pretendentes à sua mão. Werebode, um obstinado guerreiro pagão, era o maior dos seus admiradores. Wulfhere o tinha em grande conta, mas a constância de Vereburga superou todos os obstáculos e ela obteve o consentimento do pai para entrar na Abadia de Ely, que fora fundada por sua tia-avó, Santa Eteldreda, e cuja fama era muito difundida.
     Wulfhere não viveu muito tempo após a consagração de sua filha. Após sua morte, Santa Ermenilda vestiu o hábito em Ely, onde sucedeu sua mãe, Santa Sexburga, como abadessa.
     Como o irmão de Vereburga fosse ainda criança por ocasião da morte de seu pai, seu tio, Etelred subiu ao trono. Este rei convidou Santa Vereburga a assumir a direção de todos os mosteiros de monjas de seu território, a fim de que ela os conduzisse ao alto grau de disciplina e de perfeição que ele tanto admirava na Abadia de Ely e que o edificava.
     Com alguma dificuldade a santa consentiu em sacrificar a reclusão que ela amava, e tomou para si o trabalho de reformar os mosteiros existentes na Mercia, e o de fundar novos, que o Rei Etelred generosamente dotava, especialmente os de Trentham e Hanbury, em Staffordshire, e Weedon em Northamptonshire.
     Fora um privilégio de Santa Vereburga ter sido instruída por santos: em casa, por São Chad (depois Bispo de Lichfield) e por sua mãe; no claustro, por sua tia e pela avó.
     Sua posição não causou mudanças em sua humildade, que sempre a caracterizara, de tal forma que sua dedicação a todas aquelas que estavam sob seus cuidados faziam-na parecer mais serva do que superiora. Seu único pensamento era levar suas irmãs às práticas da perfeição religiosa.
     Deus recompensou sua confiança inocente operando muitos milagres que fizeram de Santa Vereburga uma das mais conhecidas e amadas santas da Saxônia.  
     O milagre dos gansos foi imortalizado na iconografia de Santa Vereburga. A legenda relata que a uma simples ordem sua Vereburga baniu um bando de gansos selvagens que estavam devastando os campos de trigo de Weedon, e desde então nenhuma dessas aves foi vista naquela região.
     Ela gozava do dom da profecia e conhecia os segredos dos corações. Sabendo que todas as diversas comunidades sob sua responsabilidade tinham por ela grande devotamento, e desejariam garantir a posse de seu corpo após sua morte, ela se antecipou a esta piedosa rivalidade escolhendo Hanbury como local de seu sepultamento.
Catedral de Chester, UK
     Mas as monjas do Mosteiro de Trentham estavam determinadas a ficar com seus despojos. Elas não só se recusaram a liberar o corpo para aqueles que vieram de Hanbury para buscá-lo, como trancaram o caixão numa cripta e colocaram guardas para vigiá-lo. O povo de Hanbury veio para Trentham a meia-noite, e quando os guardas foram vencidos pelo sono o féretro foi carregado para Hanbury.
     Tão numerosas e maravilhosas foram as curas obtidas no túmulo da Santa, que em 708 seu corpo foi solenemente transladado para um local mais proeminente na igreja, estando presente seu irmão, Kenred, que havia então sucedido o Rei Etelred. Apesar de ter estado nove anos no túmulo, o corpo estava intacto. Foi tão grande a impressão causada em Kenred, que este resolveu abdicar do trono e seguir os passos de sua irmã.
     Em 875, por medo dos bárbaros e a fim de conceder maior honra a Santa, o corpo foi removido para Chester. A Igreja de São Pedro e São Paulo, no local da atual Catedral de Chester, foi dedicada a Santa Vereburga e a Santo Osvaldo, muito provavelmente no reinado de Athelstan.
     Leofric, Conde de Mercia (que era também Conde de Chester), e sua esposa, Condessa Godiva, reformaram e aumentaram a igreja, e em 1093, Hugo Lupus, Conde de Chester, dotou abundantemente a abadia e sua igreja. Por sua intervenção, Chester, que era cuidada por cônegos seculares, tornou-se uma grande abadia beneditina, sendo Santo Anselmo, então monge em Bee, associado a esta transformação.
Altar da Santa na Catedral de Chester
     A abadia possuía imensa influência no tempo das perseguições de Henrique VIII. Na grande onda iconoclasta que varreu o país no reino daquele tirano, a catedral foi saqueada por apóstatas que dispersaram as relíquias de Santa Vereburga. Fragmentos do relicário foram usados como base de um trono episcopal.
     Muitos selos e imagens foram mutilados, e, ao serem restaurados, os artesãos colocaram por engano cabeças femininas sobre ombros masculinos e vice-versa. Somente 30 das imagens originais foram conservadas, quatro foram perdidas. Posteriormente estes fragmentos foram removidos para as alas oeste e sul do coro, onde foram colocados quase que na posição original do santuário.
    A festa de Santa Vereburga é celebrada no dia 3 de fevereiro.
 
Fontes: Acta SS., I Feb.; Bradshaw, Metrical Holy Lyfe and History of Saynt Werburge, etc., ed. Hawkins (printed in facsimile for the Chetham Society, 1848); Sister Gertrude Casanova (1913 Catholic Encyclopedia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário