segunda-feira, 2 de abril de 2012

Beata Maria de São José Alvarado, Fundadora venezuelana - Festa 2 de abril

     Laura Evangelista Alvarado Cardozo, conhecida como a Madre Maria de S. José, ou simplesmente como Madre Maria, nasceu em Choroní, Estado Aragua, na Venezuela, em 25 de abril de 1875.
     Maria de São José era filha do Coronel Clemente Alvarado e de Dona Margarida Cardozo, de quem herdou seu amor fervoroso a Cristo e a Eucaristia. Iniciou seus estudos no seu povoado natal, porém se mudou com a família para Maracay, onde terminaria seus estudos.
     Aos 13 anos de idade, no dia 8 de dezembro de 1888, recebeu a Primeira Comunhão, fazendo seus primeiros votos, consagrando-se assim ao senhor. Desde então começava sua vida religiosa. Em 1892, aos dezessete anos, foi-lhe imposto o santo escapulário da Virgem do Carmo. Antes de cumprir 18 anos, se dedicava à preparação de crianças para a Primeira Comunhão.
     Em 1893, o sacerdote Justo Vicente López Aveledo fundou a Sociedade das Filhas de Maria e Laura passa a formar parte dela, renovando assim seus primeiros votos.
     Muito cedo Laura demonstrou sua devoção a Deus e sua força espiritual. Desde muito jovem trabalhava como voluntária em hospitais, coisa que faria quase que toda sua vida e de onde obteve o nome com que é conhecida hoje.
     Seu caráter espiritual fica evidente em situações difíceis, como por ocasião do falecimento de seu pai. Antes de ele morrer Laura roga a Deus lhe conceda a graça de que seu pai receba a Extrema Unção e contraia matrimônio com sua mãe. O Sr. Clemente aceita receber estes sacramentos.
     Em resposta à graça concedida por Deus, Laura prometeu guardar jejum perpetuo, o qual durou dez anos, até que o Padre Vicente López a dispensou disto.
Vida Religiosa
     Em 1897, começou a trabalhar voluntariamente no Hospital São José de Maracay, Estado Aragua, fundado pelo presbítero Vicente López. A jovem futura beata tinha então 22 anos de idade. Daí em diante, assessorada por seu diretor espiritual, o Padre López Acevedo, se dedicou ao serviço dos mais pobres.
     Em 1899, pouco antes de cumprir 24 anos, Laura recebeu do Pe. López a direção e a administração do hospital.
     Em 1900-01, por causa do seu trabalho, junto com outras voluntárias que desempenhavam o mesmo ofício, foi consagrada como irmã hospitalária agostiniana, adotando o nome de Irmã Maria de São José.
     Em 1901, junto com seu diretor espiritual e quatro leigas, fundou (com a aprovação de São Pio X), a Congregação "Irmãs Agostinianas Recoletas do Coração de Jesus", na Venezuela, e se tornou Superiora Geral da comunidade (por algum tempo a Beata se fizera chamar de Laura Maria em honra a Santíssima Virgem), com a finalidade de ajudar as meninas abandonadas, e os idosos pobres.
Grande trabalho em hospitais e nas escolas
     Irmã Maria de São José continuou seu intenso trabalho não apenas neste hospital. Além do Hospital São José, ela trabalhou em muitos centros de saúde do país, em Maracaibo, Caracas, Coro, Cidade Bolívar, entre outros. Inclusive os novos hospitais que iam sendo abertos. Durante muito tempo de sua vida, ela se dedicou a cuidar dos doentes.
      Madre Maria de São José criou também a Casa “Doutor Gualdron” no ano de 1901 e, em 2 de setembro de 1945, o Instituto Madre Maria, que após sua morte foi cedido à Arquidiocese de Barquisimeto por sua Congregação. Ambas as obras dedicadas à educação.    
Corpo incorrupto de Madre Maria de S José
Morte e beatificação
     Madre Maria de São José morreu na Casa Imaculada Conceição, em Maracay, em 1967, na idade de 92 anos.
     O processo de sua beatificação começou em 1978. Em 1982, aconteceu a cura da Irmã Teresa Silva, inválida devido a uma doença penosa, cuja cura a Madre havia profetizado anos antes. Este milagre, obtido pela Madre foi aprovado por decreto papal.
     Em 1994, o seu corpo incorrupto foi transladado para um sarcófago de cristal para veneração de suas filhas espirituais e dos fieis.
     No dia 7 de maio de 1995, realizou-se a cerimônia de sua beatificação na Praça de São Pedro. A Beata Maria de São José Alvarado é a primeira beata venezuelana.
Frase da Madre María:
"Oh! adorável Hóstia, divina Eucaristia, amor de meus amores, alívio de minhas penas, esperança de minha salvação, sede tenho meu Deus de morrer em teu amor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário