terça-feira, 3 de abril de 2012

Santa Irene, Virgem - Festejada 4 de abril

Catacumbas de São Calisto
     Santa Irene era irmã do Papa São Dâmaro (vide abaixo). Quando Irene morreu em Roma aos 20 anos, e foi sepultada no cemitério de Calisto, na Via Ápia, o irmão dedicou-lhe o seguinte epitáfio, que julgamos poder traduzir do latim desta maneira:
     “Descansam agora neste túmulo os restos de quem se consagrou a Deus. Esta é irmã de Dâmaso: se perguntas o seu nome, chamava-se Irene. Estando em vida consagrou-se a Cristo, para que até o exterior patenteasse o mérito da virgindade. Não chegou a completar 20 invernos, mas à idade adiantaram-se insignes costumes, e a piedade veneranda da jovem antecipou-se ao propósito do espírito. Deu magníficos frutos nos mais belos anos. A ti me refiro, irmã, agora certificada de quanto te amei. Ao saíres do corpo, deixaste-me um rico penhor, tu que, ao conseguires a melhor parte, a pátria do céu, longe te temeres a morte, livremente entraste nos céus. Eu, porém, senti dor, ao ver partir tal companhia da vida. Mas agora, ao vir Deus ao teu encontro, lembra-te de nós, tu virgem, a fim de a recordação de ti me trazer luz mediante o Senhor”.

Fonte: Santos de cada dia, Pe. José Leite, S.J., 3ª. Ed. Editorial A. O. Braga

     São Dâmaso ocupou a Sé de Roma de 366 a 384. Foi natural, ou pelo menos originário, da antiga Hispânia. O Livro Pontifical, não muito posterior, dá-o como hispanus. Seu pai e uma irmã ao menos, Santa Irene, viveram também em Roma. Lá, S. Dâmaso erigiu uma Basílica a S. Lourenço, que recebeu o cognome de in Damaso.
     Ele viveu num período de grande agitação para a Igreja. No tempo de seu Pontificado, era Bispo de Milão o grande Santo Ambrósio e São Jerônimo punha sua formidável inteligência ao serviço da Igreja. São Dâmaso teve que enfrentar um cisma causado por um antipapa, isto no início do seu Pontificado. Infelizmente este não consistiu no único problema para Dâmaso, já que teve de combater o Arianismo. Sendo ele Papa, chegou quase a extinguir-se a heresia ariana.
Interior da Basílica de S Lourenço
     O Papa Dâmaso esteve no II Concílio Ecumênico onde aconteceu a definição dogmática sobre a Divindade do Espírito Santo. Foi ele quem encarregou São Jerônimo na tradução da Bíblia da língua original para o latim, língua oficial da Igreja. Conhecido como o "Papa das Catacumbas", São Dâmaso foi responsável pela zelosa restauração das catacumbas dos mártires. Em Roma, conseguiu separar Estado e Paganismo. A sua obra foi paciente e oculta, mas não medíocre nem definhante. Soube ligar à Sé apostólica todas as Igrejas e obteve do poder civil o maior respeito.
     São Dâmaso, o Papa mais notável do século IV, veio a falecer em 384. Na chamada Cripta dos Papas, por ele explorada nas Catacumbas de S. Calisto, no fim de uma longa inscrição, escreveu: "Aqui eu, Dâmaso, desejaria mandar sepultar os meus restos, mas tenho medo de perturbar as piedosas cinzas dos santos". Humildade e discrição de um Papa verdadeiramente santo, que de fato preparou para si a sepultura longe, num local solitário, à margem da Via Ardeatina.
     Foi enterrado com sua mãe, Laurência, e a irmã, Irene; a inscrição no sarcófago ainda existe; a cabeça supostamente está num relicário doado por Clemente VIII para a Basílica de São Pedro.

Um comentário:

  1. Sugerimos apresentar a inscrição do nome "irene", que quer dizer Paz, em grego. esta lápide se encontra na Catscumba de Sao Calisto, em Roma delcarv@uol.com.br

    ResponderExcluir