terça-feira, 8 de maio de 2012

Beata Maria Teresa de Jesus Gerhardinger, Fundadora - Festa 9 de maio


     O seu nome de família é Carolina Gerhardinger. Veio ao mundo em Stadtamhof - Regensburg, na Baviera (Alemanha), a 20 de junho de 1797. Sua vida, e parte de sua obra, se desenvolveu em meio às vicissitudes sociais, políticas e religiosas originadas pela nefanda Revolução Francesa iniciada em 1789.
     Fez os estudos com as Cônegas Agostinianas de Nossa Senhora, fundadas por São Pedro Fourier. Supressa a Congregação e a escola em 1809 pelo governo de Napoleão, o pároco, Miguel Wittmann, futuro Bispo de Ratisbona (Regensburg), com o fim de dar continuação à formação das meninas, escolheu três das melhores alunas para fazerem o curso de magistério. Entre elas estava Carolina. Obtido o diploma de professora primária, ensinou na terra natal de 1816 a 1833.
     Em 1828, ao restablecer-se as liberdades religiosas e com a possibilidade de as religiosas voltarem ao ensino, Dom Miguel Wittmann pensou em fundar uma nova Congregação com as três professoras, mas somente Carolina logrou perseverar e superar as grandes dificuldades que se levantaram, sobretudo depois da morte do Bispo Wittmann, em 1834. Ela não desanimou e fez a profissão religiosa em 1835. Por sua admiração pela vida e obra de Santa Teresa d' Ávila adotou este nome.
     As Pobres Irmãs Escolares de Nossa Senhora, fundadas por ela, que se estenderam a diversos continentes, foram além disso o ponto de partida para alguns Institutos autônomos em vários países da Europa. Recebeu a aprovação pontifícia de sua Regra e Constituições em 1854.
     Com a ajuda de Luis I da Baviera transferiu a Casa mãe para Munich. Ela administrou e desenvolveu a Congregação com grande entusiasmo, apesar das inúmeras dificuldades, durante quarenta anos.
     Em 1847, Maria Teresa de Jesus, aceitando o pedido de missionários americanos, partiu junto com mais cinco religiosas para os Estados Unidos. Ali, com a ajuda do Beato João Neumann, fundou um orfanato em Baltimore, abriu escolas em Pittsburg e Philadelphia, destinadas a atender os filhos dos emigrantes alemães.
     A Beata María Teresa manifestou vocação inata como guía de religiosas e educandas. Seu carisma e profunda fé permitiu a rápida expansão de sua Congregação por toda Europa e Amérida do Norte. Fundou escolas - diurnas e noturnas para trabalhadoras -, primárias e para pré-escolares, orfanatos e as chamadas "Casas de Día", onde as mães trabalhadoras deixavam seus filhos enquanto trabalhavam; fundou também escolas femininas de capacitação para o trabalho em fábricas ou oficinas.
Vista de Stadtamhof
     Com fama de santidade, querida, respeitada e admirada por alunas e religiosas, entregou sua alma a Deus em Munich, Alemanha, na Casa mãe de sua Congregação, no dia 9 de maio de 1879. Em 15 de novembro de 1985, João Paulo II proclamou-a Beata, instituindo sua festa litúrgica para o dia de sua morte.
     Atualmente a Congregação conta com cerca de cinco mil religiosas que trabalham em trinta e três países.


Cf. Pe. José Leite, S.J. e fontes diversas

Nenhum comentário:

Postar um comentário