domingo, 1 de julho de 2012

Santa Ester, Rainha da Pérsia - 1 de julho

     Esta heroína, como também Judite, deu o nome a um dos livros das Sagradas Escrituras. Por ocasião da morte de seus pais, foi adotada por seu tio Mardoqueu. Ambos pertenciam à tribo de Benjamim. A família havia sido deportada no ano 597 a.C., no tempo do rei Nabucodonosor, e Mardoqueu nascera no exílio.
     Mardoqueu cuidou de Ester como se fosse a pupila de seus olhos.
     Xerxes I, conhecido com o nome de Assuero (485-465 a.C), foi o terceiro sucessor de Ciro, rei dos persas. Ele havia repudiado sua mulher, Vasti, porque ela recusara obedecê-lo, e procurava uma nova esposa. Por conselho de Mardoqueu, Ester se candidatou, mantendo em segredo que era judia. E o rei a elegeu sua esposa favorita. Para manter viva a lembrança de seu matrimônio com Ester, concedeu indultos, distribuiu benesses e concedeu paz a todas as províncias de seu reino.
     Mardoqueu tornou-se agradável ao rei por ter descoberto um atentado contra a sua vida e comunicado o fato à Rainha Ester.
     Mas Aman, primeiro-ministro de Assuero, homem soberbo e cruel, impôs a seus subordinados a obrigação de ajoelharem-se diante dele. Ora, o hebreu Mardoqueu (os hebreus tinham sido feitos cativos pelos persas) não quis proceder dessa forma com Aman porque julgava que esta homenagem era devida somente a Deus. Por esta razão, Aman fez promulgar um decreto condenando à morte todos os hebreus.
     Mardoqueu pediu que Ester intercedesse junto ao rei para que a matança não acontecesse. Ester sabia que ninguém podia ver o rei sem antes ter sido convocado pelo monarca; apresentar-se diante dele sem ter sido chamado tinha como pena a morte.
     Depois de ter se preparado com jejuns e orações a Deus, Ester se apresentou diante do rei e o convidou para um banquete em seus aposentos reais. Xerxes aceitou com muito gosto o convite. Durante a recepção, na qual estava presente Aman, ele ouviu o pedido que ela lhe fazia. E como havia prometido que atenderia qualquer pedido que ela fizesse, não pode negar diante dos rogos de Ester: o ministro Aman foi condenado e o povo judeu se salvou graças à intercessão da Rainha Ester.
*
     O primeiro ministro Aman, que desejou a condenação dos hebreus, representa o príncipe das trevas, o demônio.
     Ester é uma pré-figura de Maria, pois pela intercessão da Santíssima Virgem junto a seu Divino Filho o gênero humano obteve seu resgate e todos os filhos espirituais dEla são salvos da morte eterna.
     São Boaventura proclama: “Virgem santa, verdadeira Ester, vós sois o apoio e a consolação de todo bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário