domingo, 8 de julho de 2012

Santa Verônica Giuliani, Abadessa - Festa 9 de julho

     Úrsula Giuliani nasceu em Mercatello, Urbino, perto de Milão, na Itália, em 1660, e entrou no convento dos Capuchinhos na Città di Castello, Úmbria, em 1677.
     Filha de uma família abastada, já em sua infância os sinais de futura santidade foram observados nela. Ainda menina  trazia  no coração um grande  amor  à Nossa  Senhora; praticava a penitência, a mortificação e se empenhava sinceramente na caridade para com os mais  necessitados. Aos 11 anos era fervorosa devota na Paixão do Senhor.
     Úrsula decidiu-se a tornar-se religiosa quando teve visões da Virgem Maria, mas seu pai se opunha. Ela insistiu e finalmente, em 1677, seu pai permitiu que ela se tornasse uma noviça do Convento dos Capuchinhos em Città di Castello, onde tomou o nome de Irmã Verônica.
     Sua personalidade, inicialmente,  pendia  para  o mal da teimosia, que  acabava  culminando  em desabafos e  violentas explosões de ira. Com a graça divina e sua energia  individual  conseguiu  vencer  estes defeitos e veio a ser a religiosa mística que representa uma verdadeira glória  para os membros de sua  Ordem, consequentemente para toda a Santa Igreja.
     Seu noviciado foi  difícil. Ela aumentou sua devoção à Paixão de Cristo e foi agraciada com visões de Jesus Cristo carregando a cruz e algum tempo depois começou a sentir dores no coração.
     Em 1693, teve outra visão na qual o Senhor lhe deu a tomar o cálice;  Verônica o aceitou e desde aquele momento os estigmas da Paixão começaram a se gravar em seu corpo e em sua alma. No ano seguinte apareceram sobre sua fronte as marcas da coroa de espinhos.
     Três anos mais tarde ela ouviu a Virgem Maria dizer a Jesus “Deixe tua noiva ser crucificada com Vós” e então, com a idade de 37 anos, ela recebeu os estigmas nas mãos, nos pés e no lado, num longo período de êxtase no dia 5 de abril de 1697, uma Sexta-feira Santa. Medicamentos foram dados a ela, mas os ferimentos não cicatrizavam. Ela escreveu com detalhes a sua experiência e disse como os raios de luz vieram dos ferimentos de Jesus e tornaram-se pequenas chamas de fogo em forma de prego e o quinto em forma de uma lança de ouro.
     Ao acordar do êxtase, ela encontrou os ferimentos ainda doloridos, o sangue e a água saindo do seu lado. Ela não queria que os ferimentos fossem vistos e os escondeu até 1700, quando Jesus prometeu que as marcas só ficariam mais três anos. Daí em diante só o seu lado sangrava.
     Logo após o seu primeiro aparecimento, os ferimentos foram examinados pelo bispo de Città di Castello que imaginou uma forma de excluir qualquer fraude. Os ferimentos foram envolvidos em bandagem, atados e lacrados com o selo do bispado, e ela foi cuidadosamente separada das outras Irmãs, sempre sob observação e guarda. Os ferimentos permaneceram. Durante seus êxtases ela exalava um odor suave e às vezes levitava.
     O bispo ficou impressionado por sua obediência e humildade, e convencido de que o fenômeno era genuíno. Um relatório favorável foi enviando ao Santo Oficio em Roma e foi permitido a ela continuar sua vida normal.
     Durante 34 anos Irmã Verônica desempenhou o cargo de mestra de noviças. Em 1716, onze anos antes de sua morte, foi eleita abadessa, cargo que exerceu por 11 anos.  Formava a suas noviças no exercício da perfeição e das virtudes cristãs, proibindo-as de ler livros sobre misticismo.
     Ela não só se empenhava na formação espiritual do seu mosteiro, como era também uma mulher prática. Como abadessa, o mosteiro sob sua direção teve um período de grande prosperidade até material: ela expandiu os prédios do mosteiro e nele instalou água encanada.
     Ao final de sua vida, Santa Verônica, que durante quase 50 anos havia sofrido com admirável paciência, resignação e alegria, se viu acometida de uma apoplexia que causou seu falecimento em 9 de julho de 1727.  Deixou escrito um relato de sua vida, uma autobiografia de 10 volumes escrita para seu confessor, que foi de grande utilidade no processo para sua beatificação. Suas experiências místicas foram autenticadas por várias testemunhas e publicadas após sua canonização.
     Antes de sua morte Santa Verônica havia dito ao seu confessor que os instrumentos da Paixão do Senhor estavam impressos em  seu coração, tendo ela desenhando seu próprio coração, representando estes instrumentos, pois dizia que os sentia porque mudavam de posição.
     Ao fazerem-lhe a autópsia, na qual esteve presente o bispo, o alcaide e vários cirurgiães,  descobriu-se em seu coração uma série de objetos minúsculos, que correspondiam aos que a Santa havia desenhado. Os exames também revelaram que a curvatura do seu ombro direito era como se ela tivesse carregado uma pesada cruz por muitos anos.
     Seu corpo se conserva incorrupto no Mosteiro de Santa Verônica, na localidade de Città di Castello, Úmbria, Itália. Foi beatificada em 1804 e canonizada em 1839.

Nenhum comentário:

Postar um comentário