domingo, 23 de setembro de 2012

Beata Helena Duglioli Dall’Olio Viúva - 23 de setembro

     A Santa Igreja apresenta um modelo admirável de viuvez católica passada na oração fervorosa e nas obras de caridade ao conceder a beatificação a Helena Dall'Olio.
     Helena nasceu em Bolonha (Itália) no ano de 1472, filha de Silvério Duglioli, notário, e de Pentesilea Boccaferri.
    Teve uma educação cristã e manifestou uma precoce propensão para a vida oculta, a oração, o empenho nas obras de caridade. Embora aos 15 anos tivesse manifestado o propósito de emitir o voto de virgindade e desejasse entrar no mosteiro das Clarissas de Corpus Domini, por imposição da mãe foi dada por esposa ao notário Benedito Dall'Olio, de 40 anos. Aos 17 anos casou-se e com ele viveu santamente e em profunda sintonia espiritual.
     Afirma-se que na vida matrimonial viveu sempre em absoluta virgindade, mas este fato não é documentado por fontes seguras. Depois da morte do esposo, passou o resto da vida de modo exemplar.
     Dotada de um discernimento de espírito fora do comum, tornou-se conselheira dos humildes e dos poderosos. Foram à procura de sua sabedoria e de suas orações de intercessão personalidades insignes como Júlio II e Leão X.
     Helena predisse o dia de seu falecimento, ocorrido em Bolonha no dia de Santa Tecla, virgem, 23 de setembro de 1520.
     O seu corpo incorrupto é venerado em São João no Monte, na capela de Santa Cecília, mandada construir pelo Bispo de Pistoia por inspiração da própria Beata.
     A fama de sua santidade propagou-se na população que tributa a ela um culto solene todos os anos no dia 23 de setembro. Este culto é recordado por Pedro Aretino, que fala dos ex-votos de todos os tipos vistos ao redor do túmulo da "Santa Beata Helena Dall'Olio em Bolonha". Bento XIV se referiu a este testemunho de Aretino quando se ocupou do culto imemorável de Helena. Leão XII confirmou o seu culto em 1828.
 
Interior da Igreja de S João in Monte, Bolonha
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário