terça-feira, 4 de setembro de 2012

Beata Maria Madalena Starace, Fundadora - 5 de setembro

     Maria Madalena da Paixão nasceu em Castellammare di Stabia, província de Nápoles, Itália, a 5 de setembro de 1845. Foi batizada com o nome de Constança. Sua mãe, muito piedosa, a consagrou à Virgem das Dores. Na idade de 4 anos começou a frequentar a escola, onde se relacionou com meninas pobres, experiência que deixou uma marca profunda em seu coração.
     Em 1850 as Filhas da Caridade se estabeleceram em Castellammare para dar assistência aos doentes do Hospital São Leonardo; em seguida abriram um orfanato e um internato para meninas de boa conduta. Constança foi admitida nesse internato e começou a respirar um clima de oração e de dedicação que acendeu nela o desejo de se consagrar ao Senhor. Fez a Primeira Comunhão e, na idade de 10 anos, recebeu o Sacramento da Confirmação.
     Por motivos de saúde, teve que voltar para sua família e prosseguiu os estudos em casa, começando a cultivar com assiduidade a oração. Entrou no Conservatório das Teresianas de Vico Equense, contudo, sempre devido à saúde delicada, teve que regressar a casa. Depois que se restabeleceu, desejava entrar num convento de clausura, mas os pais se opuseram. Para a consolar, o confessor concedeu-lhe a comunhão quotidiana e, aos 15 anos, permitiu que se consagrasse ao Senhor com os três votos perpétuos, aconselhando-a a se tornar "monja em casa".
     A 8 de junho de 1867, emitiu a sua profissão entre as Terciárias dos Servos de Maria, assumindo o nome de Irmã Maria Madalena da Paixão. O Bispo de Castellammare, Mons. Francisco Xavier Petagna, lhe outorgou a direção da Pia União das Filhas de Maria e a catequese das meninas da cidade.
     As várias epidemias de cólera que se abateram sobre Castellammare impeliram a jovem a fundar o Instituto das Irmãs Compassionistas (1869), que, segundo as suas próprias palavras, deve "compadecer-se de Jesus apaixonado e de Nossa Senhora das Dores, e, a partir deles, do próximo em todas as suas necessidades, tanto do espírito como do corpo".
     As suas companheiras também vestiram o hábito das Terciárias Servitas, e, em 27 de maio de 1871, D. Petagna concedeu ao Instituto a ereção canônica. Em 10 de novembro de 1893 o Geral dos Servitas assinou o decreto que agregava o Instituto à Ordem, e em 10 de julho de 1928 o Papa Pio XI aprovou o Instituto.
     As inúmeras provações físicas e espirituais que a Madre Maria Madalena teve que suportar em seu caminho à santidade contribuiram para fortalecer sua fé. Temores e tremores injustificáveis, vômitos lancinantes e inexplicáveis, abstinências prolongadas de comida e bebida, doenças misteriosas, sofrimentos inauditos, êxtases, estigmas e agressões diabólicas que requereram a intervenção do Bispo local. Nada diminuiu seu empenho na obra por ela iniciada, à qual se dedicou incansavelmente.
     Morreu de pneumonia no dia 13 de dezembro de 1921. Em 19 de agosto de 1929 seu corpo foi transladado para o Santuário do Sagrado Coração, em Scanzano. O processo de beatificação começou em 4 de abril de 1939. No dia 15 de abril de 2007, Bento XVI a beatificou na Catedral de Castellammare de Stabia, fixando sua festa litúrgica em 5 de setembro, dia de seu nascimento terreno.
     A Congregação das Irmãs Compassionistas Servas de Maria, fundada pela Madre Maria Madalena da Paixão, desempenha a própria obra a favor da infância através das escolas, dos semi-internatos e das casas-família.
     A semente lançada pela Madre Maria Madalena da Paixão se converteu hoje uma grande árvore, cujos ramos se estenderam às terras que acolheram as suas raízes. Atualmente são 24 comunidades na Itália e 14 no Canadá, Chile, Índia, Filipinas, Indonésia e México, com 350 religiosas, 34 noviças e 35 postulantes. 
www.vatican.va/; www.santiebeati/it
Castellamare di Stabia com o Golfo de Nápoles e o Vesúvio

Nenhum comentário:

Postar um comentário