sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Mártires da Revolução Espanhola de 1936 - 22 de setembro

Beata Maria da Purificação Vidal Pastor, Virgem e mártir
 
     Maria da Purificação Vidal Pastor nasceu em Alcira (Valencia) em 14 de setembro de 1892 e foi batizada em 20 do mesmo mês e ano na igreja de Santa Catarina. Professora, de família abastada, aderiu à Ação Católica e a outras associações apostólicas, se dedicando a formação da juventude operária e ao cuidado dos doentes.
     Durante a perseguição religiosa intensificou ainda mais sua atividade apostólica e a defesa da religião. Ainda que era previsto o seu martírio, permaneceu em Alcira. Havia afirmado: “Se devo morrer, que o meu sangue lave os pecados de outrem”. Foi aprisionada juntamente com suas duas irmãs. Sofreram o martírio no dia 22 de setembro de 1936 em Corbera, gritando: “Viva Cristo Rei!”. A sua beatificação foi celebrada pelo Papa João Paulo II em 11 de março de 2001.
 
Beata Josefa Moscardó Montalba, Virgem e mártir
 
     Josefa Moscardó Montalba nasceu em Alcira (Valencia) em 10 de abril de 1880 e foi batizada em 14 do mesmo mês e ano, na igreja de Santa Catarina. Recebeu uma educação geral junto a Institutos religiosos. Inicialmente vivia com os pais, depois com uma tia e finalmente sozinha, solteira. Empenhada no apostolado dos leigos, aderiu a Ação Católica e a outras associações religiosas e apostólicas. Distinguiu-se por sua devoção eucarística e pelo espirito missionário trabalhando diligentemente pelas missões. Deu a sua vida por Cristo em Alcira (Valencia) em 22 de setembro de 1936. A sua beatificação foi celebrada pelo Papa João Paulo II em 11 de março de 2001. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário