segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Santas Constança e Exupéria de Vercelli, Virgens - 18 de fevereiro

Basílica de Sto. André em Vercelli, Itália
Etimologia: Constança = que tem firmeza, tenacidade, do latim; Esuperia = excessiva, do latim.
 
     No século XVI, durante os trabalhos de reconstrução da basílica eusebiana, foi encontrada uma lápide sob as fundações, na qual estava esculpido o elogio métrico de duas monjas ali sepultadas de nomes Constança e Exupéria.
     O elogio as honrava como santas religiosas e recordava que ambas receberam o véu de religiosas pelas mãos do irmão, São Constâncio, Bispo de Vercelli. As santas irmãs pertenceram ao mosteiro feminino instituído por Santo Eusébio e confiado a direção de sua irmã Santa Eusébia.
     O calendário eusebiano comemora uma santa virgem de nome Constança no dia 18 de fevereiro: se pode deduzir que se trata da irmã do bispo, mas não se sabe por que não se celebra também a memória de Exupéria.
     Alguns pesquisadores pensam superar a dificuldade supondo que Constança sobrepujasse a irmã em virtude e santidade. Aceitando a identificação, se pode dizer que Constança viveu na primeira metade do século VI.
     O louvor métrico que ornava o sepulcro das duas irmãs afirma que elas gozavam de uma grande tranquilidade na paz da morte. Semelhantes nos costumes e na profissão monástica, modestas nos atos; assim como um sagrado recinto fora a sua morada em vida, assim um só sepulcro acolhia os sagrados despojos das irmãs. Tinham conservado casta a mente num corpo intato, e, por tais méritos, como qualquer pessoa que professa a fé, vive com doutrina verdadeira, é certo que elas estão na luz da vida eterna. Esta afirmação enérgica, que é atribuída ao bispo poeta São Flaviano, sucessor de São Constâncio na cátedra de Vercelli, pode ser considerada como testemunha de grande peso em favor da santidade de Constança e da irmã, ainda que esta não apareça comemorada no calendário antigo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário