terça-feira, 28 de maio de 2013

Beata Maria Bartolomea Bagnesi, Dominicana - 28 de maio

     Maria Bartolomea, de uma nobre família florentina, nasceu em 1514 e foi um lírio magnifico que cresceu entre agudos espinhos. Ela desejou ser toda de Jesus desde a mais tenra idade e dizia isto com um entusiasmo infantil. Se seus familiares por acaso respondiam com uma negação, ela ficava inconsolável e chorava.
     Tendo ficado sem mãe muito cedo, era o anjo do ambiente doméstico, que logo ficou sob sua direção, o que fazia com uma rara aptidão. O pai a via crescer bela e gentil e pressagiava um róseo porvir para ela.
     Muito jovens nobres, atraídos pelo seu suave encanto, a desejaram como esposa. O pai falou com a filha sobre isto, dizendo que para ele não se tratava de escolher, porque ele não desejava outra coisa senão vê-la feliz. Mas, Maria sente um frêmito estranho e todos os seus membros pareceram se deslocar. Levada para seu leito, começou para ela um martírio que durou 45 anos: golpeada por uma grave e misteriosa doença, que se intensificada a cada sexta-feira, na Semana Santa e em várias outras solenidades litúrgicas, ela tudo suportou com fé e paciência.
     Aos 33 anos, teve uma trégua milagrosa de seus males físicos e pode receber o hábito de Terceira da Ordem Dominicana, que ela tanto desejara. Aos sofrimentos físicos se juntaram calúnias dos homens e assaltos do demônio, mas nada podia abater a sua paciência.
     O seu leito foi uma cátedra e com seus exemplos, suas palavras, suas cartas ela se tornou luz de vida para muitas almas.
     A Beata faleceu no dia 28 de maio de 1577. Foi sepultada no Mosteiro Carmelita de Santa Maria dos Anjos de Florença, onde ainda seu corpo incorrupto pode ser venerado.
     Anos mais tarde, Santa Maria Madalena de Pazzi entraria naquele mosteiro e seria milagrosamente curada por sua intercessão.
     Seu culto foi aprovado pelo Papa Pio VII em 11 de julho de 1804.

Nenhum comentário:

Postar um comentário