quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Beata Petra de São José, Fundadora - 16 de agosto

    

     No final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, ocorreram na Santa Igreja Católica um florescer de Fundadores de obras sociais que se ocuparam da instrução de crianças e jovens; do cuidado e do acolhimento dos pobres, velhos, abandonados, órfãos; na assistência aos doentes em suas casas, ou em hospitais; na formação profissional dos operários, artesãos, agricultores; na direção espiritual e formação dos jovens.
     Entre tais Santos Fundadores encontramos a espanhola Madre Petra de São José.
     Vale de Abdalajís (Málaga) foi o povoado que viu nascer, no dia 7 de dezembro de 1845, Petra de São José, cujo nome de batismo foi Ana Josefa Pérez Florido. Ana Josefa era a última de 19 filhos de José Pérez e Maria Florido.
     Aos três anos ficou órfã de mãe e foi entregue aos cuidados da avó paterna, Teresa Reina, muito religiosa, que lhe inculcou a fé desde tenra idade. Sua precoce caridade era alimentada pela devoção à Eucaristia, a Nossa Senhora das Dores e a São José.
     Fez os estudos elementares na escola da aldeia onde logo se sentiu chamada à oração e à vida consagrada, como dirá mais tarde: “Não pensava mais nada do que ser freira; e neste desejo me consumia”.
     Muito caridosa, distribuía quanto podia aos pobres e quando lhe era impossível acudir às suas necessidades ficava mais triste que eles, como ela própria confessa: “Quando me pediam alguma coisa e não conseguia dar nada, ficava desconsolada como eles”.
     Não era apenas a pobreza material que lhe tocava a alma. Também a entristecia a ignorância religiosa dos seus conterrâneos e a pouca vontade de aprenderem a conhecer os mistérios de Deus. “Dava-me pena que, ao ouvir os sermões, alguns dormissem, desperdiçando tão bela ocasião de se instruírem”.
      Com o irmão João levava comida às famílias mais necessitadas do povoado; quando não tinha meios de socorrê-los, vencendo a oposição do pai, ia com três companheiras, pedir de porta em porta e pelas quintas, vencendo assim a sua natural repugnância de mendigar. Derramava à sua volta simplicidade e alegria. Atraídas pelo seu modo caridoso e desinteressado, outras jovens também se dedicavam às crianças abandonadas.
     Após a morte do pai, ocorrida em 11 de janeiro de 1875, Ana Josefa pode se dedicar inteiramente à sua vocação. Dois meses depois, em 19 de março de 1875, a pedido do prefeito de Alora (Málaga), abriu uma pequena casa para idosos, sempre sem ligação a qualquer Ordem religiosa e com a ajuda das jovens que se tinham ligado a ela.
     Em 2 de novembro de 1877, Ana e suas companheiras vestiram o hábito das noviças da nova Congregação Mercedárias da Caridade, fundada pelo cônego de Málaga, João Nepomuceno Zegri, que lhes deixou a Casa de Alora.
     Em 23 de setembro de 1879, Ana Josefa deixou o hábito mercedário e se colocou à disposição do Bispo de Málaga, Mons. Manuel Gomez-Salazar.
     Em 25 de dezembro de 1880, encorajada por Mons. Manuel Gomez-Salazar, fundou a Congregação das Mães dos Desamparados. Na realidade foi o próprio bispo que lhes pôs o nome de Mães dos Desamparados para identificá-las com o modo como tratavam os pobres.
     Receberam o hábito e fizeram os votos no dia 2 de fevereiro de 1881. Nos primeiros anos não faltaram dificuldades para atender os desprotegidos que iam abrigar-se à sombra do seu amor. Mas a Madre Petra, nome adotado por ela depois da profissão religiosa, conquistou a confiança das famílias mais ricas, que reconheciam os desvelos com que eram tratados os indigentes; assim a Congregação pode erguer lares em Málaga, Gibraltar, Andújar, Barcelona, Martos, Valência e Arriate, ainda que à custa de muito sacrifício. Mas as vocações continuaram a afluir para tanto trabalho.
     Em 1895, como resultado de sua grande devoção a São José, iniciou a construção de um Santuário em honra do seu patrono, sobre a Montanha Pelada, Barcelona, cuja igreja foi inaugurada em 19 de março de 1901. Em 1903 fundou a revista religião “A Montanha de São José” para difundir devoção ao protetor da Santa Igreja.
     A fortaleza espiritual e a energia firme da Beata Petra resultavam de uma fé interior muito robusta, confiante e esclarecida, alimentada por uma oração contínua, por um amor visível e assombroso ao sacrifício e à cruz de todos os dias, e uma devoção terníssima e confiante em São José, cujo exemplo de simplicidade quis sempre reproduzir.
     Em 1905, o Papa São Pio X acrescentou o título “e de São José da Montanha” ao nome da Congregação, para ilustrar a devoção ao pai adotivo de Jesus.
     Madre Petra faleceu no dia 16 de agosto de 1906, aos 61 anos de idade, no Santuário de São José da Montanha, a joia mais bela da sua coroa, num ambiente de grande serenidade e paz.
     A Congregação espalhou-se por diversos países: Itália, Argentina, Colômbia, Chile, Guatemala, México, Estados Unidos e Porto Rico, onde prossegue e persevera no acolhimento dos desamparados que ninguém quer.
     Madre Petra foi beatificada por João Paulo II em 16 de outubro de 1994.
 

2 comentários: