sábado, 15 de março de 2014

Beata Benedita de Assis, Abadessa - 16 de março


     Ingressou nas Clarissas de Assis em 1214; sendo sucessora de Santa Clara no governo do Mosteiro de São Damião, permaneceu no cargo até sua morte em 16 de março de 1260. É quase certo que é a mesma que encontramos como abadessa em Siena em 1227, e de 1240 a 1248 em Vallegloria próximo de Spello.
     Ela esteve presente no processo de canonização de Santa Clara, em novembro de 1253, no qual entretanto não testemunhou, talvez por ter estado muito tempo ausente de Assis. Os Irmãos Leo e Ângelo passaram para ela o breviário usado por São Francisco após a morte de Santa Clara.
     A Beata assistiu o início da construção da Basílica de Santa Clara (1257), a transferência das Clarissas de São Damião para os locais adjacentes à antiga Igreja de São Jorge, e talvez também tenha presenciado a transferência do corpo de Santa Clara da Igreja de São Jorge para a nova basílica, se com os Bolandistas for aceita como a data de sua morte o dia 19 de outubro em vez de 16 de março de 1260.
     O Martirológio Franciscano diz que sua vida brilhou por uma prudência singular e uma grande reputação de virtude e milagres. Ela foi enterrada na Igreja de São Jorge.
     Em 1602, o bispo de Assis, Crescêncio, mandou colocar as suas relíquias com as da Beata Amada e de Santa Inês na capela dedicada a esta última na Basílica de Santa Clara. Nela é venerada, acima do altar mor, uma grande cruz com as laterais contendo pinturas de Santa Clara e da Beata Benedita, com a seguinte legenda em letras góticas: “Domina Benedicta post Sanctam Claram prima Abbatissa me fecit fieri” (Dona Benedita, primeira abadessa depois de Santa Clara, me fez pintar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário