quarta-feira, 12 de março de 2014

Santa Judite de Hildesheim, Abadessa - 13 de março

Mosteiro de São Miguel de Hildesheim

 
     Judite era irmã de São Bernoardo de Hildesheim (vide abaixo), falecido em 1022.
     Há poucas notícias sobre sua vida. Mas, a julgar pelas virtudes de seu santo irmão, ela deve ter sido uma grande abadessa. O obituário da Igreja de São Miguel de Hildesheim indica o dia 13 de março como a data de seu falecimento. Seu túmulo foi objeto da veneração dos fieis e em 1497 foi feita uma exumação de suas relíquias. Entretanto, todos os indícios de culto desapareceram com a Pseudo-Reforma Protestante.
 
Etimologia: Judite = zeladora de Deus, do hebraico.
 
* * *
 
Martirológio Romano: Em Hildesheim na Saxônia, Alemanha, São Bernoardo, bispo, que defendeu o rebanho dos ataques, renovou a disciplina do clero com numerosos sínodos e promoveu a vida monástica. 
 
     Tipo perfeito dos grandes prelados da Idade Média, que enquanto pais de almas eram defensores e educadores do povo, Bernoardo nos mostra em sua vida as mais variadas atividades. Ele era bispo, estudioso, artista, santo, político e militar, e tudo em um grau eminente. Nascido em uma das famílias aristocráticas mais ricas da Saxônia, criança ainda deixou o seu castelo para se dedicar ao estudo da filosofia.
     O bispo metalúrgico, podemos chamá-lo assim, estudava as Escrituras e a doutrina da Igreja, e era atraído pela arte de forjar, fundir e modelar os metais nas oficinas artesanais de Hildesheim, grande centro comercial da Baixa Saxônia.
     Quando jovem sacerdote foi chamado para a corte onde foi mestre do novo imperador Otão III, que era ainda criança. Em 992 foi nomeado bispo de Hildesheim. Ele introduziu os primeiros beneditinos na região. Enquanto iniciava a construção do grande Mosteiro de São Miguel, participou de uma expedição militar, fortificou a sua cidade e outros locais do território diocesano.
     Nos anos 1000-1001 acompanhou o imperador Otão III, então com 18 anos, para enfrentar uma revolta na Itália.
     O Mosteiro de São Miguel foi concluído em 1022, poucas semanas antes de sua morte. Ali São Bernoardo foi sepultado.
     Hildesheim conserva ainda algumas obras de arte realizadas sob sua influência: a porta de bronze da catedral, a imponente coluna de bronze, o seu crucifixo de prata, etc.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário