terça-feira, 29 de abril de 2014

Beata Hildegarda de Kempten, Rainha - 30 de abril


Antiga gravura representando a Abadia de Kempten, tendo o Rei Carlos Magno e a Beata Hildegarda a direita
 

     Um historiador do século IX a classifica como “nobilissimam piissimamque reginam” (nobilíssima piíssima rainha). Descendente de Gofredo, Duque da Alemanha, e de alta nobreza sueca, Hildegarda era filha de Pabo, Conde de Thurgan (outros dizem de Hildebrando, Conde da Suécia).
     Era ainda uma adolescente quando Carlos Magno, Rei dos Francos, a tomou como esposa, em 771, logo após ter rompido o seu terceiro casamento com a filha de Desiderio, rei dos Longobardos, que não tinha a aprovação do Papa Estevão IV (768-772).
     Foi exemplar na vida cristã, seja em família como na corte; teve nove filhos dos quais três morreram em tenra idade. Foi fiel companheira de Carlos Magno a quem acompanhava sempre nas viagens, chegando a ir a Roma.
     Fez uma doação generosa à Abadia de Saint-Arnoul de Metz, onde, segundo a sua vontade, foi sepultada à sua morte, ocorrida em 30 de abril de 783, em Metz, quando tinha cerca de trinta anos.
     O epitáfio sobre sua tumba, composto por Paulo Diácono (720-799), monge beneditino, profundo conhecedor da história de Metz, exalta a singular beleza de sua pessoa e sobretudo da sua alma.
     Em 872, parte das suas relíquias foi transferida para a Abadia de Kempten, em Iller, na Suécia, próximo ao lago de Constança e de Mônaco, cujos monges a consideravam como sua fundadora.
     Em 963, suas relíquias foram expostas e desde então foi venerada como beata. Uma nova ‘Vita’ da Beata Hildegarda foi compilada por disposição de João de Werdenau, Abade de Kempten, e dedicada ao filho da rainha, o imperador Ludovico o Pio († 840). Ela exalta a virtude da soberana, narra a construção de vários mosteiros, fala de sua predileção pela Abadia de Kempten, onde tinha mandado colocar as relíquias dos mártires Jordano e Epímaco, e conta numerosas curas verificadas sobre sua tumba.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário