sexta-feira, 25 de abril de 2014

Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano - 26 de abril

 

     Nossa Senhora do Bom Conselho, uma das invocações de Maria Santíssima, ainda hoje desperta admiração dos fiéis que conhecem sua história e dos que vão admirá-la em Genazzano, na Itália. Comemorada no dia 26 de abril, a lista de milagres obtidos por sua intercessão cresce continuamente também nos dias atuais.
 
Sua História
1.      Na Albânia
     A veneração a Nossa Senhora do Bom Conselho começou na Idade Média, mas ainda não se descobriu a origem dessa invocação da Virgem Maria.
     Na cidade de Scurati, na Albânia, havia muitas capelas sob esta invocação e em uma delas havia um quadro que, segundo os povos nativos, era responsável por muitos milagres. 
     Esta capela se tornou centro de peregrinação no período da guerra contra os otomanos, que haviam invadido o país. Dois albaneses católicos, Gjorgji e De Sclavis, foram rezar para a Virgem pedindo a graça de sair da cidade com vida. Ao terminarem a oração, a imagem se desprendeu do altar, flutuou no ar, saiu da igreja e mostrou um caminho seguro para os dois homens. Os dois amigos seguiram a imagem até chegar a Roma, onde o quadro desapareceu no ar.
2.      Na Itália
     Na cidade de Genazzano, na Itália, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, construída no século V, ameaçava ruir. Uma viúva do local, Petruccia de Geneo, sentiu-se movida a reparar o templo com seus próprios, mas reduzidos, recursos. Sem encontrar ajuda, ela gastou o que possuía sem conseguir terminar as obras.
     No dia 25 de abril de 1467, festa de São Marcos Evangelista, patrono da cidade, por volta das 16 h, no momento em que muitas pessoas estavam na igreja e nas proximidades, uma nuvem, desceu do céu e cobriu uma das paredes inacabadas da igreja. Todos ficaram estupefatos e quando a nuvem se dissipou puderam ver um quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho. Os sinos começaram a tocar sozinhos e muitas pessoas se converteram depois de terem presenciado o milagre. A própria Petruccia, que estava longe, veio depressa, e ao ver a imagem caiu em prantos.
     Logo a notícia do milagre se espalhou e muitas pessoas foram a Genazzano para admirar o quadro milagroso. Os dois albaneses, que haviam perdido o quadro de vista, ficaram sabendo da história da chegada do quadro àquela cidade e foram vê-lo e revelaram que se tratava do quadro que permanecera numa capela da Albânia por muitos anos. A partir de então os dois passaram a viver em Genazzano para estar sempre junto a Nossa Senhora do Bom Conselho. 
     Um notário registrou os principais milagres; este relatório existe até hoje e nele constam 171 milagres apenas naquela época. Os católicos se uniram e foi possível a construção da bela igreja que abriga o milagroso quadro atualmente.
     Além de suas propriedades miraculosas, a imagem por si mesma é extraordinária, pois ela desde o século XV permanece como que suspensa no ar, sem moldura ou fixação, afastada da parede cerca de três centímetros, apenas parcialmente tocando uma base em sua borda inferior. Relatos diversos afirmam ainda que a fisionomia da Virgem muda de acordo com certas circunstâncias.
     Alguns santos e fieis conhecidos pela sua devoção à Mãe do Bom Conselho: Santa Rita de Cássia (monja agostiniana), o Beato Estevão Bellesini (pároco do Santuário de Genazzano), o Papa Leão XIII, Petruccia (terceira da Ordem de Santo Agostinho e benfeitora do Santuário de Genazzano). Pio XII colocou seu papado sob a proteção da Virgem do Bom Conselho.
     3.      Atualidade
     O povo da Albânia não se esqueceu da imagem desaparecida, e ainda a festeja duas vezes no ano, rezando para que ela volte para sua antiga casa. 
     O Papa João Paulo II visitou a Albânia e levou um novo afresco para a capela onde antes ficava o quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano, marcando assim a reconciliação da Santa Igreja com o país. Desde esse dia é o Vaticano que arca com as despesas de reforma e manutenção do santuário.
     4.      Mãe do Bom Conselho no Brasil
     Uma réplica do quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano é venerada há várias décadas na Igreja de São Luís, na capital paulista. Ela chegou ao Brasil milagrosamente e permaneceu sob os cuidados dos padres jesuítas, que a levaram para a capela do famoso Colégio São Luís. Em 1872, o quadro da Mãe do Bom Conselho foi entronizado no altar-mor da nova igreja, anexa ao colégio.
Oração
     Gloriosíssima Virgem Maria, escolhida pelo eterno Conselho para Mãe do Verbo Humanado, tesoureira das divinas graças e advogada dos pecadores, eu, o mais indigno dos vossos servos, a vós recorro para que me sejais guia e conselheira neste vale de lágrimas.
     Alcançai-me, pelo Preciosíssimo Sangue do vosso divino Filho, o perdão dos meus pecados, a salvação da minha alma e os meios necessários para obtê-la.
     Alcançai também para a Santa Igreja o triunfo sobre os seus inimigos e a propagação do reino de Jesus Cristo em todo o mundo.
     Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário