sábado, 24 de maio de 2014

Santa Amália, Mártir de Tavio - 24 de maio

    
     O calendário de dezembro está cheio de belos nomes femininos: Bibiana, Bárbara, Valéria, Eulália, Lúcia, Adelaide, Eugênia, Anastásia, e assim por diante. Nomes bonitos no som e na memória da santidade que eles evocam.

     Não há, porém, nem em dezembro nem no resto do ano, uma Santa com o nome de Amália, semelhante no som, mas diferente na origem e no significado daquele de Amélia, talvez derivado do nome latino de Emiliana.
     No entanto, em muitos calendários na data de hoje vem indicado o nome - de origem alemã - de Santa Amália. Vejamos por que. No dia de hoje é comemorado um grupo de mártires presos na perseguição de Décio, na metade do século III, e condenados à morte em Alexandria, no Egito. Trata-se de dois homens, Epimaco e Alexandre, e três mulheres, Mercúria, Dionísia e Ammonaria. Este último nome, de forma incomum, foi então trocado pelo mais usual, Amália.
     Vale a pena notar, no entanto, que os nomes originais das três mulheres de Alexandria: Mercúria, Dionísia e Ammonaria, correspondem aos nomes de muitos deuses pagãos: Mercúrio, Dionísio e o Ammon egípcio. Por coincidência, ou por um deliberado simbolismo, as três mulheres cristãs tinham nomes pagãos, como se quisessem esconder uma realidade espiritual bem diferente.
     Entretanto, além de seus nomes, sabe-se muito pouco delas. O Martirológio Romano diz das três: "A primeira delas, depois de superar todo tipo de tormentos, foi abatida pela espada, terminando santamente sua vida. Quanto às outras, tendo o juiz se envergonhado por se ver superado pelas mulheres, e temendo que se ele usasse contra elas os mesmos tormentos seria vencido pela sua perseverança inabalável, mandou decapitá-las em seguida".
     Ammonaria, portanto, havia sofrido as torturas com tanta firmeza que pusera por terra o zelo do juiz. Uma crise de consciência por parte de um funcionário imperial não é muito frequente nas histórias dos Mártires. Basta por si só para constituir título de grande elogio para Santa Ammonaria, ou seja, para Santa Amália.
     Mas o breve vacilo de consciência do juiz foi logo superado da maneira mais viva e definitiva: para não correr riscos, ele imediatamente se livrou das outras duas mulheres cristãs mandando decapitá-las.
     Quando o juiz viu a fortaleza da jovem, titubeou e pensou na origem da força que os cristãos demostravam diante dele para defender sua fé no Crucificado. Meditando seriamente no que tinha que fazer com a jovem, mandou que lhe cortassem a cabeça. Após a decapitação, o juiz continuou pensando no ocorrido e não se sentia feliz, porque no fundo havia agido contra sua consciência, pois ele não vira nada de falso e de mal nela.
     Qual era seu problema? Ou bem ele morria sendo coerente com sua consciência, ou fazia o que fez, tinha que obedecer as ordens do imperador... Outros juízes, a história o comprova, diante de uma verdade tão clara se converteram ao Cristianismo. O que não aconteceu com este juiz de Alexandria.
 
Etimologia: Amália = ativa, enérgica, do ostrogodo.                                   Fonte: santiebeati.it 

Nenhum comentário:

Postar um comentário