quinta-feira, 5 de junho de 2014

Beata Margarida Lucia Szewczyk, Fundadora - 5 de junho



     Margarida Lucia Szewczyk foi a fundadora da Congregação das Filhas da Bem-aventurada Virgem das Dores, no século XIX.
     Nascida em Szepetówka (Ucrânia) em 1828, era conhecida como a "mãe dos pobres e dos órfãos". Durante a sua existência, de fato, se dedicou corajosamente e com profundo amor às necessidades dos outros, em particular das crianças nos orfanatos, dos idosos nos asilos e dos doentes nos hospitais.
     Durante dois anos trabalhou na Terra Santa, onde se ocupou do cuidado desinteressado dos peregrinos doentes. Os últimos meses de sua vida transcorreram no convento de Nieszawa, na Polônia. Ali faleceu no dia 5 de junho de 1905, na idade de 77 anos.
     Em 20 de dezembro de 2012, o Papa Bento XVI reconheceu um milagre a ela atribuído com a finalidade de sua beatificação, que foi celebrada em 9 de junho de 2013.
     A celebração ocorreu em Cracóvia, sendo beatificadas duas religiosas polonesas: Margarida Lucia Szewczyk e Sofia Czeska Maciejowska, que na metade do século XVII fundou a Congregação das Virgens da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria.
     O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Ângelo Amato, presidiu o rito de beatificação no Santuário de Lagiewniki, com a presença de mais de 20 mil fiéis.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário