quinta-feira, 19 de junho de 2014

Santa Elia de Ohren, Abadessa - 20 de junho

     Santa Elia (ou Eliada) foi uma magnífica religiosa que a vida toda se enamorou da Regra de São Bento, com ela chegando ao cume da santidade. O cumprimento da Regra constituía para a Ordem Beneditina o fator principal para estender-se por todo mundo.
     Elia se preocupou durante todo o tempo em que foi abadessa da Abadia de Ohren, na qual havia doze irmãs, em tratar com santidade, elegância e finura a todas e a cada uma em particular, com a caridade que emanava de seu grande coração. Elia tinha consciência de que era como uma mãe para suas filhas na comunidade. Também era grande seu amor à Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
     O titulo de abadessa é usado nos Beneditinos, nas Clarissas e em certos colégios de canonisas. Elia tinha o direito de usar o anel e a cruz como símbolos de seu cargo. Foi a quinta abadessa da Abadia de Ohren, próximo de Trier (Renânia-Palatinado), Alemanha, e faleceu por volta do ano 750.
     Há livros de oração que fazem menção específica a ela. Podemos enumerar entre outros o breviário do Arcebispo Balduíno, os calendários de Santo Irmino, de São Máximo no esplendoroso século XIV. Também a celebra o Greven nas Atas do Martirológio de Usuardo. Nos martirológios beneditinos, desde Wion, sua festa fixou-se definitivamente em 20 de junho.
     Embora de tão longínquas épocas, esta santa abadessa não perde atualidade, porque a relíquia de seu braço está hoje no mosteiro franciscano de Ohren.
 
Etimologia: Elia = do grego, “resplandecente como o sol”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário