segunda-feira, 23 de junho de 2014

Santa Eteldreda de Ely, Rainha e Abadessa - 23 de junho

    
     Eteldreda (lat. Ediltrudis; ingl. Audrey e Ethelthryth), filha de Anna, rei da Anglia oriental, e de sua esposa Saewara. Seu pai era cristão e fez muito pela conversão do seu reino e do Wessex. Irmã das Santas Sexburga, Etelburga e Vitburga, ela nasceu em Exning em Suffolk. A sua vida transcorreu em grande parte na segunda metade do século VII (636-679), quando grande era o fervor dos Anglos, recentemente convertidos.
     Segundo o desejo dos pais, em 652, muito jovem, ela desposou Tondbert, Rei de Gyrne, com o qual viveu em perpétua continência. Três anos depois, enviuvou e retirou-se na Ilha de Ely, que havia recebido do marido como dote de núpcias. Ali viveu vida solitária por cinco anos, dedicando-se à oração a maior parte do seu tempo.
     Em 660, por motivo de família, talvez para assegurar alianças políticas, casou-se com Egfrido, o filho mais novo de Oswy, rei da Nortumbria. Ela aceitou este casamento com a condição de que o jovem marido se empenhasse em respeitar a sua virgindade. Como dote, ela recebeu algumas terras em Hexham, que doou para São Vilfrido de York fundar a basílica de Santo André. São Vilfrido foi seu amigo e guia espiritual.
     Quando de seu casamento, Egfrido era um adolescente e Eteldreda, vários anos mais velha, obteve sua estima e afeição imediatamente; ela exerceu uma pura e nobre influência sobre ele. Ele se sentava junto a ela, dela adquiria sabedoria e ele a ajudava em suas boas obras.
     Em 670, aos 24 anos, Egfrido subiu ao trono da Nortumbria. Enquanto Rainha, Eteldreda se deleitava no convívio com monges e monjas, e convidava para o palácio aqueles mais distinguidos pelo saber e piedade (entre eles São Cutberto, o jovem prior de Lindisfarne).
     Egfrido, que por doze anos fora um mero e humilde adorador de sua bela esposa, agora, arrependido da condição aceita por ocasião do casamento, pediu ao santo bispo Vilfrido que o desobrigasse daquela promessa. Após um período de disputa e seguindo o conselho de São Vilfrido, Eteldreda se retirou no mosteiro de Coldingham, onde sua tia Santa Ebba, era abadessa, e ali recebeu o véu, isto é, tornou-se monja em 672.
     Temendo represálias de Egfrido, Santa Ebba sugeriu que Eteldreda, acompanhada de duas monjas de seu mosteiro, procurasse outro refúgio. Ela então foi para sua Ilha de Ely. Muitas são as histórias relacionadas com os perigos de sua jornada.
     Eteldreda restaurou a antiga igreja de Ely, destruída por Penda, rei pagão dos Mercians, e construiu seu mosteiro ao lado do que atualmente é a Catedral de Ely. Em 673, Eteldreda iniciou o governo do mosteiro duplo que dirigiu até sua morte, em 23 de junho de 680.
     Ela dirigiu o mosteiro deixando um grande exemplo de piedade, abstinência e todas as virtudes monásticas. Embora se tratando de uma grande dama que crescera num ambiente brando, ela passou a usar tecidos rústicos. Ela se negava o uso do banho quente, um luxo muito em uso entre os ingleses de seu tempo. Ela só se permitia esta indulgência nas grandes festas do ano.
     Muitos de seus velhos amigos, relacionamentos e pessoal da corte seguiram o seu exemplo; muitos colocavam suas filhas sob seus cuidados; monges e padres a procuravam como a um guia espiritual.
     São Vilfrido não havia retornado de Roma, onde obtivera de Bento II privilégios extraordinários para a fundação, quando Eteldreda morreu de um tumor no pescoço, que ela mesma dizia ser uma punição pela vaidade com que usara colares em sua juventude. Na realidade foi uma praga que atingiu várias de suas monjas.
     Depois de sua morte, sua irmã, sua sobrinha e sua sobrinha-neta, todas princesas reais e duas delas rainhas viúvas, seguiram-na como abadessas de Ely.
     Dezessete anos após sua morte, seu corpo foi encontrado incorrupto: São Vilfrido e o médico Cinefrido estavam entre as testemunhas. O tumor do pescoço, retirado por seu médico, estava curado. As roupas em que seu corpo fora envolvido estavam tão frescos como no dia em que ela fora enterrada. Seu corpo foi colocado em um sarcófago de pedra de origem romana, encontrado em Grantchester, e enterrado novamente.
     Ao longo de muitos séculos seu corpo foi objeto de devota veneração na famosa igreja que surgiu em sua fundação. Muitos milagres aconteciam junto ao seu túmulo. A Abadia de Ely foi dirigida por princesas da mesma família e por muitos anos foi muito famosa.
     O túmulo de Eteldreda foi meta de peregrinação até a Pseudo-Reforma: em 1539 a Abadia de Ely foi dissolvida por Henrique VIII, e em 1541 o túmulo da Santa foi destruído pelos seguidores aquele rei. A Catedral de Ely começara a ser construída no século XI; a Abadia de Ely sofreu menos do que outros mosteiros, mas mesmo assim, as imagens bem como os vitrais da catedral foram destruídos. A catedral foi restaurada nos séculos XIX e XX.
     A Santa era particularmente invocada contra as doenças da garganta e do pescoço. Os doentes de tais males costumavam usar gargantilhas adquiridas no seu santuário. As gargantilhas eram chamadas Tawdry (abreviação de Saint Audrey, o nome de Eteldreda em inglês).
    Uma mão da santa é venerada na Igreja de Santa Eteldreda, em Ely, que goza da distinção de ser a primeira igreja na Grã-Bretanha restaurada para o culto católico.
 
Etimologia: Etel, do anglo-saxão: “nobre pela riqueza”. Inglês: Ethel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário