sábado, 13 de setembro de 2014

Exaltação da Santa Cruz - 14 de setembro

 

Ecce lignum crucis, in quo salus mundi pependit. Venite adoremus!
     Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, convertida ao Catolicismo, procurou como Relíquia preciosa a Cruz de Jesus Cristo. Para este fim, mandou fazer escavações no Calvário e encontraram três cruzes e, à parte, os cravos e a inscrição: Jesus Nazareno, Rei dos Judeus (INRI). Não podendo distinguir qual delas fosse a Cruz verdadeira, São Macário, patriarca de Jerusalém, ordenou preces públicas, depois mandou levar as três cruzes junto de uma mulher enferma, apenas esta foi tocada pela terceira Cruz, curou-se imediatamente.
     Reconhecida desta maneira a verdadeira Cruz, Santa Helena, mandou construir uma Igreja magnífica e nela guardou, dentro de um cofre de prata ornado de pedras preciosas, grande parte do Sagrado Lenho.
 
Exaltação da Santa Cruz: proclamação da glória da Cruz com ufania
 
* O sentido da festa da exaltação da Santa Cruz
     Hoje é festa da Exaltação da Santíssima Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os comentários comuns na festa da exaltação da Santa Cruz muito condignamente falam da Cruz. E um pouco paradoxalmente eu vou falar da Exaltação da Cruz, mais do que propriamente da Cruz, para indicar bem qual é o sentido desta festa.
     A cruz era um instrumento de suplício, usado em toda a antiguidade, que representava uma ignomínia para a pessoa que fosse crucificada; uma vergonha para a pessoa e uma vergonha para a família. [...]
     Neste sentido a cruz não era apenas uma humilhação, mas o auge de todas as outras humilhações que Ele sofreu durante a sua existência terrena.
     O povo judaico foi enchendo Nosso Senhor de humilhações durante sua vida terrena. E essas humilhações, que correspondiam a um ódio crescente, desfecharam na maior de todas as humilhações possíveis que foi o sacrifício da Cruz. Este desejo de infligir a Nosso Senhor um martírio moral, humilhando-O ao longo de toda a sua ação é muito evidente. [...]
* Os católicos tomaram a cruz como sinal de honra para reivindicar a honra de Nosso Senhor Jesus Cristo
     Mas, paralelamente, a honra de Deus, a honra de Nosso Senhor Jesus Cristo é reivindicada pela Igreja. E por causa disto os católicos tomaram a Cruz como sinal de honra, como o que há de mais sagrado, o símbolo de quanto há de mais santo, e aí nós vemos três manifestações características dos tempos de Fé: a Cruz colocada no alto das coroas; a Cruz como sinal heráldico dos mais nobres galardões das famílias da alta aristocracia; a Cruz colocada como insígnia das condecorações.
     Tudo isto provando que o católico, para exaltar a Cruz em face desta humilhação, para revidar esta humilhação, e revidar com ufania cavalheiresca e sobrenatural, faz a Exaltação da Santa Cruz.
     O que representa isto? Antes de tudo, tomar a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e glorificá-la. O aparecimento da Cruz a Constantino na Ponte Milvia, dizendo: "Com este sinal vencerás!", significava isto. A Cruz se levantava no céu e ia ficar definitivamente no horizonte do mundo, humilhando por sua vez os maus, humilhando por sua vez os demônios.
     E a Cruz por sua vez ia ser o sinal de nossa honra, como as nossas cruzes iam ser sinal de nossa honra. E a nossa honra não consiste em nós não sermos humilhados, mas consiste em receber a humilhação com ufania. E receber gabando-se da humilhação. E mais ainda, num espírito de desafio. Em face daquele que nos humilha, nós revidamos como cavalheiros e nós proclamamos com ufania ainda maior a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
* A exaltação é a proclamação da glória da Cruz com ufania
     Esta idéia da exaltação exatamente é isto: é a proclamação da glória da Cruz, com uma ufania que esmague as humilhações que o adversário procura impor a Cristo.
     Daí vem a palavra exaltar. Exaltare, altere in alto, levar para o alto. Quer dizer, levar para o alto aquilo que estava humilhado, que estava abaixado. É esta então a glorificação da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. [...]
     A Causa Católica precisa ser defendida com espírito de Cavalaria e, portanto, se alguém injuria a Cruz diante de nós, devemos redarguir incisivamente. Mas não como se defende a nossa honra, porque a nossa honra é uma coisinha muito insignificante, mas como quem defende a honra de Nosso Senhor Jesus Cristo, a honra de Nossa Senhora. [...]
 
Plinio Corrêa de Oliveira, "Santo do Dia", 14 de setembro de 1965.

Nenhum comentário:

Postar um comentário