sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Festa do Santíssimo Nome de Maria - 12 de setembro


 

     "Teu nome, ó Maria, diz Santo Ambrósio, é um bálsamo delicioso que se espalha o cheiro de Graças!"
     "Feliz, feliz aquele que Vos ama, ó Maria, Mãe dulcíssima" - exclamava o redentorista Santo Afonso de Ligório.
     São João Berchmans, da Companhia de Jesus, sempre dizia: "Se amo a Maria, estou certo da minha perseverança e de Deus obtenho tudo o que quiser". Maria também é minha Mãe e eu quero amá-la sempre. Ave Maria!
     A Liturgia celebra hoje, 12 de setembro, o Nome Santíssimo da Virgem Maria. Como era costume entre os judeus, oito dias após a Santíssima Virgem nascer, seus pais deram-lhe, inspirados por Deus, o nome de Maria (Miryam em hebraico).
     O objetivo dessa festa é que os fiéis possam se recomendar a Deus, de modo especial, por intercessão de Sua Santíssima Mãe, as necessidades da Igreja e as próprias necessidades, e agradecer a Deus pelas graças recebidas por intermédio de Sua Mãe.
     Esta festa foi concedida na Espanha em 1513 e espalhou-se por todo o país. Era inicialmente comemorada em 15 de setembro, entretanto em 1587, o Papa Sisto V mudou o dia da celebração para 17 de setembro. O Papa Gregório XV estendeu a festa para a Arquidiocese de Toledo em 1622. Em 1666 os Carmelitas Descalços receberam a permissão para recitar o Ofício do Nome de Maria quatro vezes por ano (dúplice). Posteriormente, em 1671, a festa foi estendida para toda a Espanha.
     Em 1683 o Papa Inocêncio XI a estendeu para toda a Igreja do Ocidente como um ato de ação de graças pelo levantamento do cerco de Viena e a derrota dos turcos por João Sobieski, rei da Polônia. Na época ela foi estabelecida para o domingo dentro da oitava da Natividade de Nossa Senhora, atualmente se celebra na data do triunfo de Sobieski.

O Rei da Polônia, João Sobieski, abençoa o exército católico
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário