sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Santa Sciath, Virgem irlandesa - 6 de setembro


     No dia 6 de setembro comemoramos um número bem grande de santos, mas uma santa virgem, Sciath de Ardskeagh, pouco conhecida, faz-se notar. Esta informação é tirada do volume 9 do The Lives of the Irish Saints (As vidas do santos irlandeses).
     Santa Sciath (também conhecida como Scéithe, Scethi, Scethe) descendia de Conaire, filho de Mogh-lamha, monarca da Irlanda, por sua vez descendente de Heremon. Eilhue, filha de Concraidh, era sua mãe.
     A santa de Fert Sceithe, atualmente Ardskeagh, Irlanda, é mencionada no Martirológio de Tallagh no dia 1 de janeiro, possivelmente a data de sua morte. Pelo Martirológio de Donegal ficamos sabendo que neste dia, 6 de setembro, Santa Sciath, virgem de Feart Sceithe (ou Fert Sceithe), é venerada em Muscraighe-Aedha.
     A pequena paróquia de Feart Sceithe (ou Fert Sceithe), atualmente conhecida como Ardskeagh, fica em Muskerry, no condado de Cork (Irlanda).
     O dia 6 de setembro comemora a trasladação de suas relíquias para Tallagh. A veneração a ela no dia 6 de setembro consta de uma cópia de um manuscrito antigo, como também no Martirológio de Tallagh, onde é mencionada a chegada das relíquias de Scethi, filha de Mechi, em Tamlachta, ou Tallagh.
     A celebração de Santa Sciath pode ser encontrada no Feilire de São Oengus no dia 6 de setembro.
     No Martirológio de Donegal, Santa Sciath é mencionada como a padroeira de Fert Sceithe. Esta santa era venerada também na Escócia no dia 6 de setembro; naquele país ela é inserida no Calendário de Drummond como Santa Scetthe, virgem.
     Além destas informações, pouco de sabe sobre a vida desta Santa. Não se pode determinar com segurança o período em que ela viveu, mas segundo a evidência genealógica sua existência terrena deve ser colocada na primeira metade do século VII. Em Ardskeagh há ruínas de uma igreja construída no início do século XII e dedicada a São Miguel. Ela fora construída no local onde existiam as ruínas de um convento fundado por Santa Sciath por volta do ano 550. Esta igreja de São Miguel é mencionada em 1302; em 1591 ela já era descrita como locus desertus’ (JCHAS, 1892).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário