quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Baronesa Herbert de Lea: uma convertida à Fé Católica


     Maria Isabel Ashe à Court-Repington nasceu em Richmond, Surrey, em 21 de julho de 1822. Ela era a única filha do tenente-general Charles Ashe à Court-Repington, membro do Parlamento, e sobrinha de William à Court, 1º Barão Heytesbury, embaixador britânico para a Corte Imperial da Rússia em São Petersburgo.
     Em agosto de 1846, com a idade de 24 anos, ela se casou com o Honorável Sidney Herbert, o segundo filho do 11º Conde de Pembroke.
     Durante a Guerra da Criméia (1853-1856), seu marido foi feito Secretário de Guerra, e em 1862, 1º Barão de Herbert de Lea e par do reino, mas morreu poucos meses depois, deixando Lady Herbert viúva aos 39 anos de idade, com quatro filhos e três filhas.
     George, seu filho mais velho, herdou o baronato e no ano seguinte sucedeu seu tio como o 13º Conde de Pembroke e 10º Conde de Montgomery.
     Há muitos anos Lady Herbert se sentia atraída pela Igreja Católica, mas hesitou muito em se converter por medo de que seus filhos pequenos fossem tomados dela. Antes de sua própria conversão à fé católica, em 1851, o futuro Cardeal Manning tinha sido um amigo íntimo e até mesmo o diretor espiritual dela e de seu marido. Mas não querendo criar dificuldades políticas para seus nobres amigos, o conhecido convertido interrompeu o contato com eles.
     Um dia, Lady Herbert não podendo mais resistir, fez uma visita a ele. Ajoelhando-se diante dele, pediu a sua bênção, que ele deu em silêncio. Cada vez mais atraída pela Fé Católica, ela abriu seu coração e revelou seus temores para o futuro Cardeal.
     Ele então perguntou se ela tinha ouvido falar de Santa Joana Francisca de Chantal. Quando esta Santa disse a seus filhos que ela resolvera entrar na vida religiosa, um filho deitou-se no chão diante da soleira da porta para impedir a sua saída. Mas, sem titubear a Santa passou por cima dele. O exemplo ajudou Lady Herbert a encontrar a força moral para se converter. Ela abjurou o anglicanismo e entrou na Igreja Católica em 1866, cinco anos após a morte do marido.
     Ela tornou-se uma "ultramontana ardente", uma forte defensora do papado e de seus direitos, e seu grande amigo espiritual, agora Arcebispo de Westminster, acabou sendo o grande campeão inglês para a proclamação do dogma da infalibilidade papal em 1870, durante o 1º Concílio do Vaticano.
     Seus filhos foram tirados dela e foram criados na Igreja da Inglaterra. Apenas a filha mais velha, Maria, seguiu-a na Fé Católica.
     Lady Herbert continuou a ter muita influência na alta sociedade britânica. Ela escreveu e traduziu para o inglês, a partir de seu original em francês, o aclamado Garcia Moreno do Padre Augustine Berthe. Depois de sua conversão ao Catolicismo, ela viajava a Roma em peregrinação quase anualmente.
     A Baronesa Herbert de Lea morreu na Herbert House, em Londres, em 30 de outubro de 1911.
 
* Cf. How I entered the fold by Lady Herbert of Lea

Nenhum comentário:

Postar um comentário