terça-feira, 28 de outubro de 2014

Beata Maria Assunção Gonzalez Trujillano, Virgem e mártir - 28 de outubro

    
     Nasceu em El Barco de Ávila no dia 19 de junho de 1881, filha de Anacleto González e Maria do Rosário Trujillano, que lhe deram o nome de Juliana. Ela foi crismada na sua paróquia natal em 18 de junho de 1885.
     Quinze anos depois, em 1900, instalou-se na freguesia de El Barco de Ávila uma comunidade das Terceiras Franciscanas da Divina Pastora, fundada em 1805 por Madre Maria Ana Mogas Fontcuberta (Beata desde 1996), agora conhecida como Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor. Elas trabalhavam numa escola para a educação de crianças e jovens, dando especial atenção aos mais necessitados.
     Juliana logo se identificou com elas e sentiu-se chamada a seguir o seu estilo de vida. Em 18 de fevereiro de 1903, entrou para o noviciado e mudou seu nome para Irmã Maria Assunção. Fez seus votos em 1905, na Casa Generalícia de Madrid, onde tinha completado o noviciado, mas professou os votos perpétuos na Casa de La Coruña, em 1910.
     Juntamente com uma coirmã, Irmã Assunção fundou uma escola em Arenas de San Pedro, onde permaneceu por três anos. Como professora de economia doméstica ensinava às meninas corte e costura. Novamente na Casa Mãe, ela ocupou o cargo de sacristã, distinguindo-se pela precisão no dever, espírito de sacrifício e uma crescente intimidade com Nosso Senhor.
     Em julho de 1936, seguindo as indicações da Madre Geral Maria das Vitórias Lage Castrillón, abandonou a casa e refugiou-se com ela na Rua Barquillo 3, junto ao casal Adolfo Cadaval y Muñoz del Monte e Amália Garcia Lara.
     Em 20 de outubro de 1936, ela se dirigiu a uma embaixada, talvez a do Chile, juntamente com o casal, pois queria depositar o seu dote e o das outras freiras. No entanto, logo na entrada da embaixada os três foram capturados por alguns milicianos e levados para uma "checa", ou seja, um local de prisão e tortura, situado na Rua Fomento.
     Na cela onde a Irmã Assunção foi presa estava também a Madre Provincial das Irmãs das Escolas Pias. Esta viu com seus próprios olhos que ela não se sentou, mas começou a ir e vir, rezando. De vez em quando a ouvia dizer em um tom de angústia: "Me matam".
     Às duas horas da tarde entrou na cela um miliciano com um envelope azul que disse: "Você tem a liberdade". Isto a tranquilizou, de modo que quando foi chamada saiu calmamente. Pouco depois, saiu a Sra. Amália Garcia, que chorava dizendo querer dar adeus a seu marido, mas foi dito: "Agora você vai ver o seu marido". Na realidade, era tudo falso, eles não tinham sido libertados, mas estavam sendo conduzidos ao fuzilamento. Era o dia 28 de outubro de 1936.
     O processo canônico para a avaliação de sua morte por ódio à fé, unido aos de suas coirmãs Isabel (nascida Maria do Consolo) Remiñán Carracedo e Gertrudes (Doroteia) Llamazares Fernández, foi iniciado a partir de 27 de setembro de 1999 junto à Arquidiocese de Madrid, e foi completado na Diocese de Orense em 17 de fevereiro de 2000. As três foram beatificadas em Tarragona em 13 de outubro de 2013, incluídas no grupo de 522 mártires que morreram durante a Guerra Civil Espanhola.
Fonte: www.santiebeati/it

Nenhum comentário:

Postar um comentário