quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Stas. Petronilha e Pôncia, Abadessas premonstratenses - 24 de outubro

    
     Temos hoje uma história de santificação de uma família. Petronilha e sua filha Pôncia foram abadessas premonstratenses; seu esposo, Gilberto, era nobre e militar, sobrinho neto de São Mazeran, da família dos senhores de Escolles, fundador do priorado de Brout-Vernet.
     Este nobre da Alvernia fez parte da 2a. Cruzada (1147-11490) pregada por São Bernardo de Claraval no ano de 1146 em Vezelay, e organizada pelo rei francês Luís VII. Após o terrível fracasso desta empreitada, Gilberto fez parte de alguns milhares de sobreviventes, ele que o rei havia encarregado do comando de suas tropas na Turquia.
    De volta ao seu domínio, depois do infeliz resultado da expedição, ele decidiu, de acordo com sua esposa Petronilha e a única filha Pôncia, abraçar a vida religiosa.
     Em 1148, ele vendeu todos os seus bens e fundou um mosteiro para sua esposa em Aubepierre, Puy de Dôme, diocese de Clermont, do qual Petronilha foi abadessa até a morte. Sucedeu-a Pôncia, sua filha. Terminam aqui as notícias em nosso poder sobre a existência destas duas santas mulheres.
     Depois de ter vivido um período numa zona úmida e desértica como eremita em Neuffontaines, Gilberto construiu um mosteiro masculino junto ao qual ele fez construir um hospital onde ele mesmo cuidava dos doentes, beijando seus pés. Ele mantinha ali um leprosário para cuidar dos cavaleiros que tinham contraído esta doença durante as Cruzadas.
     Ele foi para Dillo, em Yvonne, para receber de seu pai espiritual, Arnolfo, abade premonstratense, o hábito da Ordem. Em 1151 ele vestiu o hábito premonstratense no mosteiro de Dillo e pouco tempo depois retornou a Neuffontaines com muitos confrades, que o elegeram abade.
     Gilberto faleceu no dia 6 de junho de 1152, foi canonizado em 1159 e celebrado no dia 7 de junho, junto com São Godescalco, São Habence, São Landofo, São Mériadec e São Wulphy pela Ordem.
     Em 1615, parte de suas relíquias foram transladadas para o colégio dos Premonstratenses de Paris.
     Esta família é recordada no dia 24 de outubro, enquanto Gilberto é comemorado sozinho no Martirológio Romano no dia de sua morte.
     São Gilberto acolhe seus protegidos colocando-os sob a regra dos Premonstratenses, Ordem fundada em 1120 por São Norberto, perto de Laon (Aisne), adotando a regra de Santo Agostinho. Os Premonstratenses possuem uma estrutura tríplice: uma ordem masculina, outra de mulheres e uma ordem terceira de leigos que desejam se associar à espiritualidade da Ordem.
     Os Premonstratenses são considerados como os precursores das ordens mendicantes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário