segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Santa Natalena ou Lena, mártir em Pamiers - 10 de novembro

     No século IV, a cidade de Pamiers (França) estava sob a dominação romana. O estabelecimento do Cristianismo em Pamiers aparece através da história de Natalena.
     Segundo a legenda, Natalena nasceu por volta do ano 360, em Frédélas (antigo nome de Pamiers) em uma nobre família romana. Seu pai, governador da cidade, ocupara o castelo Castella. Esperando um filho, após o nascimento de oito filhas, ele ficou desapontado com o nascimento desta criança e ordenou a uma serva que a afogasse. No momento em que ia realizar o afogamento, a mulher foi surpreendida por São Martinho que passava por ali. Ele acolheu Natalena, batizou-a e a confiou a uma família cristã.
     Natalena cresceu na religião cristã. Denunciada e levada perante o governador, ela confessou a sua origem, mas também a sua fé, o que a levou a ser condenada. Foi decapitada no fim do atual quarteirão Lestang. Quando o carrasco cortou sua garganta, uma fonte jorrou naquele local. Por muito tempo a água foi considerada milagrosa. As pessoas vinham até a fonte na esperança de uma cura.
     Venerada em Pamiers no tempo das Cruzadas, o culto à Santa Natalena naquela cidade desde o ano 1320 é confirmado pelo registro de Jacques Fournier: “igreja de São João e Santa Natalena” (Claeys 2001, p.65). O santuário onde ela era invocada foi destruído durante as guerras de religião (século XVI).
    Hoje em dia os devotos de Natalena recorrem à Fonte de Milliane, pois o local exato do martírio é desconhecido. A fonte se encontraria onde atualmente está localizada a Fonte de Santa Helena.
     Há uma antiga igreja em honra de Santa Natalena em Dordogne (França).
 
(Fonte: Diocese de Pamiers)
Igreja de Santa Natalena em Dordogne (França)

Nenhum comentário:

Postar um comentário