sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Santa Nicarete de Constantinopla - 27 de dezembro

     Sozomeno é o único historiador que menciona Nicarete.
     Nicarete, também conhecida como Niceras, nasceu em Nicomédia, porém deixou sua numerosa família e foi para Constantinopla onde se converteu em uma fiel discípula de São João Crisóstomo (*), compartilhando seus sofrimentos e seu exílio.
     Em Constantinopla, Nicarete dedicou-se ao estudo de teologia, levava uma vida piedosa, solitária e humilde. Como médica, Nicarete dedicava-se ao cuidado dos pobres e curou o seu mestre de uma doença estomacal.
    Quando São João Crisóstomo foi expulso pela primeira vez, em 403, ela perdeu muito de seus bens, entretanto utilizou o pouco que lhe restou nas obras de caridade, sobretudo com os doentes.
     No ano de 404, quando se iniciou a segunda perseguição contra os partidários de São João Crisóstomo, Nicarete deixou Constantinopla.
     Não sabemos a data e o local de sua morte. Barônio a introduziu pela primeira vez no Martirológio Romano com a data arbitrária de 27 de dezembro.
 
     (*) São João Crisóstomo, Bispo de Constantinopla e Doutor da Igreja (354-407) foi perseguido por sua indefectível fé, por moralizar o clero e por combater os costumes pagãos que ainda vigoravam no império. A Imperatriz Eudóxia revoltava-se contra suas admoestações. Em 9 de junho de 404 foi exilado e passou três anos em Cúcuso da Armênia. No caminho para Pítio, morreu em Comana, cidade do Ponto, a 14 de setembro de 407. Teodósio II, filho de Eudóxia, mandou transladar os restos do Santo colocando-os solenemente, a 27 de janeiro de 438, na igreja dos Apóstolos, de Constantinopla.
     Em 1204 suas relíquias foram levadas para São Pedro de Roma, onde ainda hoje se conservam na capela do coro. O título de “Crisóstomo”, boca de ouro, foi-lhe concedido desde o século VI, porque é o maior de todos os oradores da Igreja Grega. São Pio X proclamou-o patrono especial da eloquência sagrada. A sua produção literária (600 entre discursos e sermões) ultrapassa a todos os outros escritores orientais; no Ocidente somente pode se lhe comparar Santo Agostinho.
 
Etimologia: Nicarete talvez derive do grego Nike, Nikias, “vitória”, “vencedor”; ou de Nikánor, “o vitorioso”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário