segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Santa Devota, patrona do Principado de Mônaco - 27 de janeiro

    
     Devota nasceu em Mariana, Córsega, em 283 d.C. Decidiu consagrar-se a Deus como virgem e no ano 304 foi martirizada durante uma perseguição desencadeada pelo governador provincial Diocleciano.

     O governador ordenou queimar seu corpo, porém este foi recuperado por um grupo de cristãos que tinham a intenção de levá-lo de barco para a África para sepultá-lo ali.
     Durante a viagem, o barco foi sacudido por uma tormenta durante a qual uma pomba saiu do corpo da santa guiando o barco até um lugar seguro conhecido como o vale de Les Gaumates, em Mônaco, onde está localiza a atual Igreja de Santa Devota.
     Isto ocorreu no sexto dia antes das calendas de fevereiro, que corresponde aproximadamente ao dia 27 de janeiro, data de sua festividade.
     Santa Devota é muito venerada em Mônaco devido sua relação com o principado e o primeiro livro escrito em monegasco pelo poeta Louis Noari, A Legenda de Santa Devota, relata a história desta santa.
*
     A Igreja de Santa Devota é uma igreja paroquial situada no distrito de La Condamine, Mônaco. Um cemitério foi criado junto à igreja. Uma pequena capela foi construída antes do ano 1070 próximo de um túmulo no vale de Les Gaumates, onde, segundo a tradição, foi enterrado o corpo de Santa Devota. Em 1075, tendo como base uma doação, esta capela passou para a jurisdição da abadia beneditina de Saint-Pons. A capela sofreu sucessivas ampliações e restaurações, incluindo as de 1476, 1606, 1637 e 1870.
     A igreja atual foi construída pelo príncipe Carlos III, e foi inaugurada em 25 de janeiro de 1871. Os vitrais eram de Nicolas Lorin, de Chartres. Eles foram destruídos durante o bombardeio de Mônaco durante a 2ª Guerra Mundial, e restaurados por Fassi Cadete, de Niza, em 1948. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário