quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Santa Emerenciana, Virgem e Mártir - 23 de janeiro

 
     Mártir romana que morreu em 304 durante as perseguições de Diocleciano.
     Segundo o Martirológio Romano e a Lição do Breviário deste dia, Santa Emerenciana era irmã de leite de Santa Inês. Eram pois aproximadamente da mesma idade. Mas Emerenciana era catecúmena (cristã convertida que ainda não havia recebido o batismo).
     Dois dias depois do martírio de Santa Inês, Santa Emerenciana morreu apedrejada quando se encontrava rezando junto ao túmulo de sua irmã de leite, pois confessou também ser cristã. Desta forma Emerenciana recebeu o batismo de sangue.
     Este relato constitui uma espécie de apêndice das “Actas” de Santa Inês, mas não devem ser tomados ao pé da letra; existem provas de que a mártir chamada Emerenciana esteve inicialmente sepultada no "Coemeterium majus". Este cemitério fica um pouco distante da Via Nomentana, local onde foi erigida a Basílica de Santa Inês.
     Consta que Santa Emerenciana era celebrada nos dias 23 de janeiro e 16 de setembro junto com os Santos Victor, Félix e Alexandre, mas por alguma razão seus restos foram trasladados posteriormente para a Basílica de Santa Inês e assim as duas Santas foram relacionadas pela legenda.
     Santa Emerenciana é Padroeira de Teruel, Espanha.
 
Etimologia: Emerenciana, do latim Emerentianus ou Emerêncio de Emerentius: “digno; o que tem merecimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário