terça-feira, 3 de março de 2015

     Catarina Drexel nasceu no dia 26 de novembro de 1858 em Filadélfia, Pensilvânia, USA. Era filha do banqueiro Francis Anthony Drexel e de Hannah Jane Langstroth, sua primeira esposa.  Seu pai era bem conhecido como filantropo. Seus pais inculcaram nas filhas a ideia de que deviam utilizar sua riqueza generosamente. Sua irmã mais velha, Isabel, abriu uma escola para órfãos na Pensilvânia; sua irmã mais jovem fundou uma escola para pessoas pobres de raça negra na Virginia.
     A mãe de Catarina faleceu pouco depois de seu nascimento. O Sr. Drexel tornou a se casar dois anos depois. A nova esposa do Sr. Drexel fez um oratório na casa e marcou um horário para as orações diárias das filhas. A família procurava manter as crianças rodeadas de amizades que tinham seus princípios católicos. Quando Catarina estava com 15 anos, seus pais a levaram a Roma onde eles tiveram uma audiência com o Papa Pio IX. Foi uma experiência que marcou sua alma profundamente.
     Ajudada pela excelente formação católica, Catarina cresceu em virtudes e graças que Deus concede às almas generosas; ela estava pronta para aplicar os ensinamentos recebidos de seus pais de que seus bens eram dons de Deus para ela cumprir a missão para a qual Ele a destinava.
     Catarina cuidou de sua madrasta por três anos até que esta morreu em 1883.
     Quando a família fez uma viagem ao Oeste dos Estados Unidos, Catarina viu a condição e degradação dos nativos índios americanos. Esta experiência despertou seu desejo de fazer algo específico para ajudar a aliviar sua condição.
     Durante uma audiência em 1887, Catarina pediu ao Papa Leão XIII que enviasse mais missionários ao Estado de Wyoming, para seu amigo o Bispo James O'Connor. O papa lhe respondeu: “Por que tu não te fazes missionária?”
     Este foi o início de uma vida de apoio pessoal e financeiro a numerosas missões e aos missionários nos Estados Unidos.
     Catarina visitou os estados do Norte e Sul Dakota, conheceu o chefe índio da tribo Sioux, e começou sua ajuda sistemática às missões com os índios americanos.
      Entrou no noviciado das Irmãs da Misericórdia (Sisters of Mercy). Em 12 de fevereiro de 1891, Catarina fundou as Irmãs do Santíssimo Sacramento para os índios e negros, em Santa Fé, Novo México, USA.
     Madre Francisca Cabrini, que também é santa canonizada, aconselhou-a que recebesse a aprovação de Roma para a sua fundação. Ela recebeu esta aprovação no ano 1913.
     Desde os 33 anos até sua morte em 1955, ela dedicou sua vida e sua fortuna pessoal de 20 milhões de dólares ao seu trabalho. Em 1894, a Madre Drexel tomou parte da inauguração da primeira escola das Irmãs do Santíssimo Sacramento para índios americanos, a escola índia de Santa Catarina em Santa Fé, Novo México.
     A esta fundação se seguiram outras escolas para os índios americanos do Este do Rio Mississipi, e para os afros americanos do sul dos Estados Unidos. Em 1915 também fundou na Luisiana a Universidade Xavier e a Escola Preparatória da Universidade em Nova Orleans.
     No ano de 1942, Catarina já tinha um sistema de escolas católicas para índios americanos e negros em 13 estados. Este sistema incluía 40 missões, 23 escolas rurais, 50 missões para os índios e a Universidade Xavier em Nova Orleans, Louisiana, USA, a primeira universidade nos Estados Unidos para as pessoas de raça negra.  Por tudo isto Catarina sofreu perseguições.
     Catarina também fundou muitas capelas, conventos e mosteiros. Quando morreu, em 1955, mais de quinhentas Irmãs ensinavam em 63 escolas em todo o país.
     Em 1935, Catarina sofreu um severo ataque do coração, e nos 20 anos seguintes viveu retirada, passou o resto de sua vida concentrada na oração e na meditação. Morreu no dia 3 de março de 1955, aos 96 anos, no convento de Santa Elizabeth em Bensalem Township, Pensilvânia.
     Catarina foi beatificada por João Paulo II em 20 de novembro de 1988 e canonizada em 1º de outubro de 2000, tornando-se a segunda santa nascida nos Estados Unidos. Seu dia é o 3 de março, aniversário de sua morte. Está enterrada em Bensalem Township.
     A vida de Santa Catarina Drexel é um enigma para a sociedade materialista e pecadora de nossos dias. Pensar que alguém destinou uma enorme fortuna para aqueles menos favorecidos é impensável no mundo de hoje. Infelizmente em nossos dias há fortunas empregadas para destruir a Igreja Católica. Devemos também mencionar que a orientação dada pelos pais de Santa Catarina foi indispensável na formação de sua disposição para a santidade e generosidade. Os pais modernos fariam bem em seriamente seguir o seu exemplo.
Sta. Catarina Drexel

Nenhum comentário:

Postar um comentário