segunda-feira, 20 de abril de 2015

Beata Oda de Rivreulle, monja premostratense - 20 de abril

     Oda nasceu no seio de uma família nobre do Brabante, Bélgica. Foi prometida por seus pais a um jovem de nobre origem, mas Oda não consentiu jamais na celebração do matrimônio. Após longa resistência por parte da família, Oda desfigurou a própria face, o que finalmente resultou que consentissem que ela ingressasse no mosteiro premostratense de Rivreulle (atualmente diocese de Tournai), no qual exerceu o cargo de superiora.
     Filipe de Harveng (1), famoso prior da abadia da Boa Esperança, compôs a Vita sanctae Odae virginis (vida de Santa Oda virgem), na qual ele exalta seu desapego do mundo, o seu heroísmo ascético, a sua caridade com o próximo, a sua paciência nas enfermidades.
     Oda faleceu no ano de 1158 e foi sepultada na abadia da Boa Esperança (2) (hoje seminário da diocese de Tournai), onde é venerada ainda nos dias atuais. Ela é festejada no dia 20 de abril.
     Embora o culto a Oda não tenha sido confirmado formalmente, a devoção popular continua.

Etimologia: Oda, do germânico: “bens, riquezas”, abreviação, hipocorístico de nome como Odalberta: “brilho, esplendor (berta) dos bens (odal)”.  
(1) Filipe de Harveng ou Filipe de Boa Esperança, (falecido em 1183) foi o segundo abade premostratense da Abadia da Boa Esperança (Hainaut *) e um teólogo do século XII. Escreveu várias hagiografias, entre as quais a Vita sanctae Odae virginis. Além da biografia original de Santa Oda, Filipe transpôs em prosa rimada as vidas dos Santos Agostinho, Gislan e Landelin, e outros. Nestes seus trabalhos podemos obter informações úteis para compreender a vida religiosa durante o século XII, especialmente dos premostratenses, notadamente os seis livros que compõem De institutione clericorum.
 

 (2) A abadia da Boa Esperança foi fundada em 1130 e destinada inicialmente a abrigar uma comunidade de premostratenses. Ela é a única abadia da região de Hainaut cujos edifícios sobreviveram às revoltas e às destruições da Revolução Francesa. O conjunto arquitetural inscrito na lista do “Patrimônio imobiliário excepcional da região da Valônia”, abriga desde 4 de maio de 1830 um estabelecimento de ensino primário e secundário, o colégio Nossa Senhora da Boa Esperança.
(*) Hainaut é uma província da Bélgica, localizada na região de Valônia. Sua capital é a cidade de Mons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário