quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Santa Basilissa de Nicomédia, Virgem e mártir - 3 de setembro

Martirológio Romano: Em Nicomédia, na Bitínia, moderna Turquia, Santa Basilissa, virgem e mártir.
     Com poucas palavras o Martirológio Romano cita hoje a virgem e mártir Santa Basilissa de Nicomédia, morta na Bitínia no início do século IV.
     O Sinassário de Constantinopla menciona o martírio de Basilissa, na Nicomédia, a 3 de setembro, durante a perseguição de Diocleciano. A Passio grega, escrita por Nicéforo Gregoras, é um documento de carater oratório com detalhes biográficos que portanto não merecem muita consideração. No entanto, há provas de que a veneração pela Santa era ainda muito viva no sec. XIV em Constantinopla, especialmente no Mosteiro de Blacherne. A Santa era particularmente invocada pelas jovens mães que não conseguiam amamentar seus filhos.
     O Sinassário Alexandrino de Miguel, Bispo de Atrib e Malig, também indica a memória de Basilissa a 3 de setembro. Ele acredita que a mártir tinha apenas nove anos quando, por se recusar a renunciar à sua fé, foi submetida a torturas terríveis depois das quais morreu. A tradução do Sinassário Alexandrino tem conservado a mesma notícia em 6 maskaram. Barônio introduziu no Martirológio Romano a celebração de Basilissa a 3 de setembro.
 
Etimologia: Basilissa, do grego, “rainha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário