domingo, 20 de setembro de 2015

Santa Fausta de Narni, Mártir - 20 de setembro

    
     "Em Cizico em Propôndites (Ásia Menor), o natal dos santos mártires Fausta, virgem, e Evilásio, sob o imperador Maximiliano. Fausta foi suspensa e atormentada pelo próprio Evilásio, sacerdote dos ídolos, tendo sido despojada dos cabelos e raspada por humilhação. Em seguida, os carrascos querendo serrá-la ao meio, não conseguiam tocá-la. Evilário, maravilhado com aquilo, se converteu a Cristo. E enquanto ele, por ordem do imperador, era torturado terrivelmente, Fausta, ferida na cabeça, traspassada com pregos por todo o corpo e colocada num tacho ardente, finalmente, junto com o mesmo Evilário, era chamada por uma voz celestial e voou para o Senhor".
     Assim o Martirológio Romano fixa a memória da santa de hoje. Como muitas vezes acontece, estas informações foram obtidas exclusivamente a partir de Atos, ou mais propriamente, de uma Passio, a qual os historiadores modernos atribuem um valor nulo, especialmente para certas excentricidades.
     O documento também foi utilizado pelo famoso historiador Beda, o Venerável, em seu martirológio, no qual lemos as mesmas informações acima. É interessante como ele assumiu duas variantes. O primeiro suplício de Santa Fausta, “despojada de cabelo e raspada com desprezo” foi de fato ampliado por ele sintetizando dois documentos diferentes, um dos quais atestava apenas que a mártir tinha sido "despida de cabelos". Esse suplício foi, obviamente, um dos "números" favoritos dos carrascos, pois é mencionado em outros casos de santas virgens mártires; o mesmo pode ser dito da tentativa (que falhou no caso de Fausta) de serrá-las “ao meio”, "quase como um pedaço de madeira”, como Beda acrescenta.
     A mártir de Cizico consumou o seu sacrifício supremo quando a chamou "uma voz celestial". As relíquias de Fausta foram objeto de uma dupla transladação: em meados do século VI para Narni e, em seguida, no século IX para Lucca.
     Em Narni, sendo São Cássio bispo de 537 a 558, mandou construiu para a esposa amada, chamada precisamente de Fausta, um túmulo, que depois quis enriquecer com as relíquias da santa homônima de Cizico. Assim começou a ser venerada uma Santa Fausta de Narni.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário