segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Santa Damaris de Atenas - 4 de outubro

    
     Damaris é o nome de uma mulher mencionada no Novo Testamento e que vivia em Atenas por volta de 55 d.C. De acordo com os Atos dos Apóstolos (Atos 17:34), Damaris abraçou o Cristianismo depois do discurso de São Paulo no Areópago de Atenas.
     Entre os pouquíssimos personagens que tendo ouvido o discurso de São Paulo no Areópago de Atenas aderiram à fé cristã, o evangelista São Lucas nomeia Dionísio o Areopagita, membro daquele tribunal, e portanto pertencente à aristocracia ateniense, “e uma mulher de nome Damaris”, ou Damalis.
     São Dionísio o Areopagita é venerado no dia 3 de outubro como o primeiro bispo de Atenas. Como já aconteceu com outros personagens do Evangelho, Damaris foi considerada esposa do bispo ateniense, tradição referida também por São João Crisostomo, mas que não tem nenhum fundamento histórico.
     É provável que Damaris tenha tido um alto status, pois somente assim uma mulher conseguiria ter acesso àquele local naquela época. E pode ser este também o motivo de seu nome ter sido preservado. É provável ainda que ela era estrangeira, pois as atenienses dificilmente estariam presentes no Areópago.
     Há uma tradição que a considera cooperadora de São Dionísio o Areopagita, o que é bastante provável, pois tendo ambos sido convertidos na mesma ocasião pelo Apóstolo das Gentes, é factível que, a partir de então, passassem a trabalhar juntos pela conversão de seus conterrâneos.
 
Etimologia:
     Dámaris é um nome próprio feminino de origem grega. Deriva de Dámar com significado esposa, mansa, submissa. Aparentemente trata-se de uma helenização do nome celta Damara, a deusa da fertilidade da mitologia celta. Com as subsequentes invasões gaulesas na Ásia Menor e o assentamento de muitas tribos celtas na Galácia, a mistura entre as culturas grega e celta pode ter dado origem a um nome greco-celta como "Damaris". Este tipo de mistura era bastante comum na cultura helenística criada por Alexandre o Grande, e seus sucessores.
     Por outro lado, os que defendem a origem puramente helênica do nome afirmam que Damaris é a forma helenística "moderna" (ou uma contração) do nome clássico "Damarete", como a filha de Terão de Acragas que desposou Gelão I de Siracusa. Outros acreditam que a origem do nome é a palavra "damalis", que em grego significa "uma novilha". Porém, todos concordam que a raiz indo-europeia do nome vem da palavra "dompt", que significa "dominante", sugerindo um significado para Damaris como "mulher dominante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário