segunda-feira, 21 de março de 2016

Santa Basilissa e S. Calínico de Galacia, Mártires - 22 de março


Martirológio Romano: Em Galacia, na moderna Turquia, santos Calínico e Basilissa, mártires. 251.


     Estes santos receberam culto desde a antiguidade tanto no Oriente como no Ocidente. Entretanto, a tradição textual em torno deles é muito confusa: em muitos martirológios (incluída a versão anterior do Romano) aparecem como duas mulheres: Calínica e Basilissa, mas nos menológios mais antigos (e conforme estes o Romano atual foi corrigido), o primeiro dos dois é um homem: Calínico. Também quanto à data houve algumas discrepâncias, encontrando-se os dias 21, 22 e 26 de março. O Martirológio Romano, recorda estes mártires no dia 22 de março «
natalis sanctarum martyrum Callinicae et Basilissae».

     Basilissa era uma rica matrona de Galacia que gastava sua fortuna para socorrer os cristãos encarcerados e animá-los. Não há uma "Vita" destes mártires, porém um menológio grego transmite um pequeno dado: Basilissa era uma rica viúva que dava seu dinheiro ao jovem Calínico para que alimentasse e ajudasse os cristãos presos que aguardavam o martírio.

     A obra dos dois chegou aos ouvidos das autoridades e foram aprisionados. Como não quisessem apostatar de sua Fé, foram decapitados. Isto ocorreu possivelmente na época da perseguição de Décio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário