quinta-feira, 3 de março de 2016

Santa Camila de Auxerre - 3 de março

    
     Camila, chamada Camila d’Écoulives, Camila de Auxerre ou Santa Camila, segundo a legenda era originária de uma rica família de Civitavecchia, na Itália. Com suas quatro irmãs (ou primas) Porcaria, Máxima, Palaia e Magnancia, ela se dirigiu a Ravena atraída pelo renome do bispo Germano de Auxerre.
     São Germano fora eleito bispo de Auxerre em 418. Além de bispo, São Germano era diplomata e viajante. Ele morreu em Ravena durante uma missão junto à imperatriz romana Galla Placídia em 448.
     Convertidas pela pregação do bispo, as cinco fizeram voto de virgindade em suas mãos. As cinco irmãs o assistiram nos seus últimos momentos. Quando o bispo morreu, em 31 de julho de 448, elas decidiram acompanhar o cortejo que levaria seu corpo de Ravena a Auxerre. O corpo do bispo foi solenemente transladado para ser sepultado em Auxerre, no oratório de São Maurício, origem da Abadia de São Germano.
     Durante o cortejo, numerosos milagres foram relatados pelos habitantes das aldeias que eram visitadas. Mas a viagem era penosa, Magnancia e Palaia morreram sucessivamente nas cidades da região da Borgonha que receberam os seus nomes.
     Ao chegar o cortejo próximo de Auxerre, Camila também faleceu e ali foi sepultada. Uma igreja foi construída sobre o seu túmulo que ficou localizado na cripta. A localidade é conhecida hoje como Écoulives-Sainte-Camille. Como suas irmãs, ela rapidamente foi considerada como santa pelo élan popular. Mais tarde, suas relíquias foram queimadas pelos calvinistas.
     Santa Camila não é citada na edição de 1866 do Martirológio Romano, lista oficial dos santos da Igreja Católica. Mas ela é citada no Martirológio de Auxerre (festejada em 3 de março) e é lembrada em Sens no dia 26 de novembro.
Écoulives-Sainte-Camille, França
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário