domingo, 3 de abril de 2016

Beata Maria Teresa Casini, fundadora - 3 de abril

Martirológio Romano: Em Grottaferratta, Roma, Itália, Beata Maria Teresa Casini, fundadora do Instituto das Irmãs Oblatas do Coração de Jesus. ( 1937)
     Maria Teresa Casini nasceu nos Castelli Romani (municípios italianos da província de Roma), em uma cidade chamada Frascati, região do Lácio, em 27 de outubro de 1864, a primogênita do casal formado pelo engenheiro Tomas Casini e por Melania Rayner (ela era francesa). Aos dez anos ficou órfão de pai, seu primeiro e eficaz educador, e teve que mudar-se com sua mãe para Grottaferrata, onde seus avós maternos tinham se radicado definitivamente.
     Em 1875 foi aluna do Colégio de Santa Rufina, em Roma, onde descobriu um vivo desejo de consagrar-se a Deus. Por razões de saúde teve que regressar a sua família, e ali viveu um período de grande incomodidade moral causada pela obediência à sua mãe que a fazia frequentar a vida social de um mundo ao qual sentia não pertencer.
     Para Maria Teresa Casini foi providencial conhecer o Padre Arsênio Pellegrini, abade da Abadia de Grottaferrata, que com sua sábia direção espiritual a ajudou a olhar dentro de si mesma, analisar a situação em que se encontrava e poder eleger com convicção seu próprio caminho.
     Assim, em 1º de fevereiro de 1885, pode tornar realidade sua aspiração ingressando no Mosteiro da Santíssima Conceição, das Clarissas, próximo da Basílica San Pietro in Vincoli, em Roma, onde tomou o nome de Irmã Serafina do Coração Traspassado de Jesus.
     Infelizmente, sua saúde mais uma vez influenciou sua vida: quase dois anos mais tarde, em 2 de dezembro de 1886, se viu obrigada a deixar o mosteiro.
     Ao voltar para sua casa em Grottaferrata, Teresa Casini começou a pensar em como concretizar seu desejo de dedicar sua energia pela santificação dos sacerdotes, os quais têm que ser ajudados e apoiados, tanto em seu ministério quanto em sua vida, com oração constante, que deve guardar total harmonia com um verdadeiro espírito de colaboração.
     Com este propósito começou a reunir jovens que abraçavam seu ideal, inicialmente sem pensar na criação de uma congregação religiosa, mas, em 4 de fevereiro de 1894 o grupo tomou o nome de "Vítimas do Sagrado Coração", sendo assim as primeiras irmãs de um novo instituto de estrita clausura.
     Depois de algum tempo, entretanto, diante da insistência da própria Madre Teresa Casini, aboliram a regra de estrita clausura, para assim poder sair e dedicar-se a uma variedade de atividades, sendo que nesta decisão também influenciou a exortação do Cardeal Francisco Satolli, bispo de Frascati.
     Em 1910 foi aberto o primeiro estúdio e desde 1912 outros internatos para meninas, o que resultou na criação dos “Pequenos Amigos de Jesus”, em 1920, (apesar de muitas incompreensões e críticas), cujo objetivo era acomodar e educar adequadamente meninos que mostravam uma natural inclinação ao sacerdócio e quando completavam 12 anos deviam ser enviados ao Seminário. Outro propósito era construir instituições para dar acolhida aos sacerdotes idosos, doentes e necessitados.
     As Irmãs obtiveram reconhecimento canônico em 1º de novembro de 1916, mudando o antigo nome para "Oblatas do Sagrado Coração de Jesus". Expandiram-se não só na Itália, mas também, desde 1946, nos Estados Unidos e Brasil, onde foram chamadas para assistir aos sacerdotes nas paroquias e nas Casas do Clero, garantindo seu cuidado e serenidade de vida.
     Depois de uns trinta anos a frente do Instituto, e com 66 anos de idade, Madre Teresa se retirou em 1930 na Casa de Grottaferrata, deixando a direção em mãos mais jovens, porém sempre se mantendo vigilante e orante por suas filhas e suas casas.
     Faleceu em Grottaferrata no dia 3 de abril de 1937. Seu corpo foi sepultado inicialmente na Capela das Irmãs Zelosas do Sagrado Coração no cemitério local; foi exumado em 28 de abril de 1949 e colocado na capela do Instituto em Grottaferrata. Finalmente, em 20 de maio de 1965, foi transladado para a igreja anexa a atual Casa Geral das Oblatas em Roma.
     Em 26 de janeiro de 1981 foi introduzido em Roma o processo para sua beatificação; Madre Maria Teresa Casini foi beatificada em 31 de outubro de 2015.
 
Por: Antonio Borrelli | Fuente: santiebeati.it
responsable de la traducción: Xavier Villalta

Nenhum comentário:

Postar um comentário