sexta-feira, 10 de junho de 2016

Santa Faustina de Cizico, Mártir - 10 de junho

    
Martírio de Santa Faustina e Santo Evilásio



     Santa Faustina é venerada na igreja de S. Miguel Arcanjo de Palma Campania desde 1839.
     Foi complexa a transladação dos espólios da Santa de Roma a Palma. Francisco Dello Iacono, cônego de Palma, pediu ao Papa Gregório XVI os restos de uma mártir santa. Com um breve de 31 de julho de 1839, o pontífice permitiu que do relicário romano fosse levado, para ser transportada para Palma, a cabeça da virgem e mártir Faustina.
     Os sagrados espólios já haviam sido exumados por ordem do Papa Leão XII; eles haviam sido descobertos em 1830 na catacumba de São Calixto em Roma. Deste relicário de culto e de martírio foi exumada a cabeça da mártir de 13 anos, cujo nome em vida fora Faustina, segundo o que havia escrito na pedra que ocultava o local: FANA, abreviação de Faustina. Na mesma pedra sepulcral estava esculpido o ano da sepultura CCCIII. No interior foi encontrada a ampola com sangue, indício do martírio que sofreu Santa Faustina.
     Os restos da Santa, encerrados em uma caixa com os selos papais, chegaram a Nápoles em 1º de setembro de 1839. O relicário trazido pelo Cônego Dello Iacono foi levado para Nola, onde o Bispo, Mons. Gennaro Pasca, procedeu à remoção dos selos e deu sua aprovação aos sagrados espólios.
     O esqueleto foi recomposto em uma urna de vidro em Nápoles, perto da Casa dos Doutrinários de São Nicolau de Caserti, e o corpo da jovem mártir foi transportado para Somma Vesuviana em 1º de outubro de 1839, para a igreja dos padres redentoristas. Acolhido com grande entusiasmo pelos fiéis, no dia seguinte foi transladado para a igreja dos padres reformados em São Gennaro de Palma.
     Desta igreja, em 3 de outubro, em solene procissão com grande participação do povo, a urna foi transferida para a igreja paroquial de São Miguel Arcanjo. Com o breve de 31 de janeiro de 1841, o Papa Gregório XVI concedia indulgência plenária a todos que visitassem as relíquias da Santa no dia de Pascoa, no dia do nascimento de Maria Ssma. (8 de setembro) e no dia da festividade da Santa Sé.  
     O martírio de Faustina é ligado ao de Evilásio, ambos de Cizico, antiga cidade do Mar Negro. Evilásio, primeiro ministro, foi tocado pelos prodígios que se manifestaram durante o suplício de Faustina, e se converteu à fé cristã. O prefeito que por sua vez foi mandado a condenar o ministro Evilásio, mandou torturar ambos inutilmente, porque todos os suplícios aumentavam ainda mais o fervor de sua fé, até que uma voz vinda do céu os chamou e assim entregaram o espírito.
     Em Palma, a festa litúrgica de Santa Faustina é celebrada em 10 de junho e 3 de outubro (para recordar o dia da chegada dos sagrados espólios).

Etimologia: Faustina, diminutivo de Faustus, Fausto = “feliz, venturoso, ditoso”

Nenhum comentário:

Postar um comentário