domingo, 25 de setembro de 2016

Beata Beatriz de Castela, Rainha, mercedária - 25 de setembro


Túmulo da Beata no Mosteiro Sancti Spiritu, Toro, Espanha
 

     Da. Beatriz de Portugal era filha do rei D. Fernando I de Portugal e de sua esposa, a rainha Da. Leonor Teles. Ela nasceu em Coimbra em fevereiro de 1373 e faleceu em Toro, Espanha, após junho de 1412.
     No início de 1383 a infanta Da. Beatriz era a única descendente do rei D. Fernando, já então muito doente, após a morte prematura dos seus irmãos mais novos D. Pedro, em 1380, e D. Afonso, em 1382. Como herdeira do trono, o seu casamento aparentemente iria decidir quem havia de ser o sucessor de D. Fernando.
     D. Fernando arranjou e cancelou o casamento de Beatriz por diversas vezes, até que finalmente, tentando evitar que um príncipe castelhano, D. Fernando, filho segundo do rei de Castela, lhe sucedesse no trono por força do Tratado de Elvas, pensou encontrar a solução, por mais estranho que nos pareça, no casamento da sua única filha e herdeira com o próprio rei João I de Castela. Viúvo desde o ano anterior de uma princesa aragonesa, João de Castela aceitou, crendo que lhe estava aberta a via para anexar o reino de Portugal ao de Castela e Leão. O respectivo tratado de matrimônio e sucessão ao trono de Portugal foi negociado em março de 1383 em Salvaterra de Magos, e a cerimônia final do casamento teve lugar a 17 de maio de 1383 na cidade fronteiriça de Badajoz. Da. Beatriz tinha então apenas 10 anos e cerca de 3 meses de idade.
     Posteriormente João I de Castela persuadiu Da. Leonor Teles a renunciar à regência e a ceder-lha, a si e à sua esposa (uma criança então de cerca de 11 anos), “e foi feita a escritura em que renunciou a todo o direito do regimento que havia de haver no reino, e o pôs em ele e em sua filha”, diz-nos Fernão Lopes. (Crônica de el rei D. João I, cap. LXV)
     Segundo alguns historiógrafos muito posteriores, Da. Beatriz teria dado à luz um bebê, Miguel, que morreu em 1385. Tal tese foi defendida em Portugal por Salvador Dias Arnaut. Mas nos cronistas da época, por exemplo, em Fernão Lopes e Pero Lopez de Ayala, nenhuma referência é feita ao nascimento desse quimérico Infante que teria falecido em muito tenra idade. Aliás, Lopez de Ayala, que conviveu com João I de Castela e Da. Beatriz, é peremptório: além de Henrique III e do “Infante Dom Fernando, filho do Rei Dom João... el Rei Dom João não houve outros filhos legítimos nem em outra maneira em nenhum tempo, salvo uma infanta de que morreu a Rainha Dona Leonor, sua mulher, depois de parida” (Crônica do Rei Dom Henrique III, ano terceiro, capítulo XXV).
     Tendo enviuvado em 1390, Da. Beatriz veio a residir em Toro. Aí seria sepultada no convento de São Francisco. A Beata Beatriz muito fez pela Ordem dos Mercedários e a honrou com sua vida de grandes virtudes.
     O seu falecimento ocorreu posteriormente a meados de 1412, altura em que temos a certeza que ainda era viva, pois conhece-se uma carta sua a Fernando I de Aragão em que lhe pede ajuda para o restauro daquele convento.
     A Ordem a festeja no dia 25 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário