segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Santa Canna (ou Candace), Esposa, mãe e religiosa – 25 de outubro

     
     Santa Canna (do galês, Cenaf, em português, Candace) nasceu por volta do ano 510, era mãe de santos e foi religiosa no sul do País de Gales.
     De acordo com os escritos de Iolo Morganwg, Canna era uma princesa bretã, filha de Tewdwr Mawr ap Emyr Llydaw. Este homem, no entanto, parece ter sido realmente o neto, ao invés do filho, de Emyr Llydaw (Budic II) e foi provavelmente o irmão da santa. Ela se casou com seu primo, o príncipe Sadwrn (*), um homem mais velho do que ela, e eles se tornaram os pais de São Crallo.
     Santa Canna, seu marido, São Sadwrn, e seu filho, São Crallo se tornaram missionários cristãos ativos. A família se mudou para Gales, onde Sadwrn se tornou religioso e parece ter abandonado sua jovem esposa Canna, a fim de se tornar um eremita em Anglesey, onde morreu mais tarde.
     Canna se casou novamente com Alltu Redegog, descendente do rei Cadrod Calchfynedd, com quem ela teve outro filho, Santo Elian Geimiad (o Peregrino). As descrições dela na arte que a apresentam segurando uma vara que milagrosamente floresce, pode sugerir uma lenda perdida, semelhante a da mãe de São Ciaran, que, ao sentir as dores do parto, agarrou em uma vara seca na qual imediatamente surgiram folhas. A qual criança esta remete é desconhecida.
     Canna tornou-se freira, fundando igrejas em Llangan e Llanganna e, possivelmente, em Canton, em Glamorganshire. Sua residência principal estava em Llangan em Caermarthenshire, onde sua "cadeira" de pedra ainda pode ser vista com seu nome inscrito. Em Llangan, Glamorgan, ela foi considerada importante o bastante para ser esculpida na cruz da igreja. A vizinha Fynnon Ganna (Poço Sagrado de Canna) foi, durante séculos, um lugar popular de peregrinação após sua morte.
     Seu nome também aparece como parte de dois subúrbios de Cardiff: Canton (tradução para o inglês de Treganna Welsh, cidade de Santa Canna); e Pontcanna (Galês para Ponte de Canna).
    O festival de Canna é comemorado no dia 25 de outubro. Ela não deve ser confundida com Santa Cain ferch Brychan ou Santa Caen ap Caw.


     Igreja de Santa Canna em Llangan, W. Glamorgan. Umas 3 milhas a noroeste de Cowbridge, fica uma igreja de Santa Canna do século XII. No adro da igreja há uma cruz esculpida de 1,3 metros de altura - a escultura que data do século IX, embora a pedra poderia ser mais antiga. Ergue-se debaixo de um abrigo do século XIX.

Etimologia: Candace, do grego Kandáke, do latim Cándace, nome de origem etíope (Kandakit), título das rainhas da Etiópia, provavelmente “soberana, majestosa”. Nos Atos dos Apóstolos (8:27) aparece como nome próprio.

  (*)   São Sadwrn (do latim: Saturnino) Farchog de Llansadwrn nasceu por volta do ano 485.
     Como seu irmão, Illtud, São Sadwrn Farchog - o Cavaleiro - foi, provavelmente, enviado para a escola sob seu tio-avô, São Garmon (mais tarde Bispo de Manaw), em sua nativa Britânia. Quando jovem, ele logo seguiu as pegadas de Bican, seu pai, e se tornou militar. Daí seu epíteto. Ele se casou com sua prima, Santa Canna e foram pais de São Crallo.
     Ao se aposentar de sua soldadesca, Sadwrn atravessou o Canal da Mancha, com São Cadfan, e mudou-se com sua família para Gales, onde seu irmão estava vivendo. Ele fundou a igreja de Llansadwrn em Caermarthenshire e se desligou de sua jovem esposa para se tornar um eremita em Anglesey, onde morreu.
     A igreja de Llansadwrn ergue-se no local de sua pequena cela e também sepultura, como é demonstrado pela magnífica pedra século VI, inscrita com o seu nome, que foi descoberto em 1742. Ele agora repousa na parede interna da igreja.

     O dia de festa de São Sadwrn é 29 de novembro, embora esta data seja provavelmente devido a ele ser confundidos com São Saturnino de Toulouse. Ele também não deve ser confundido com São Sadwrn de Henllan que aparece na vida de Santa Winifreda. Na arte, Sadwrn de Llansadwrn aparece em um túmulo na igreja de Beaumaris como um cavaleiro de barba de armadura segurando um cajado de peregrino e levantando a mão em bênção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário