sábado, 12 de novembro de 2016

Santa Maxelenda, Virgem e mártir – 13 de novembro

Martirológio Romano: No território de Cambrai na França, Santa Maxelenda, virgem e mártir, que, tendo escolhido Cristo como esposo, recusou seguir o homem a quem fora prometida por seus pais e, assim, morreu transpassada pela espada.

     Santa Maxelenda, segundo um relato do século X, nasceu em Caudry, próximo à Cambrai; seus pais, Huinlino e Ameltrudes eram nobres.  Santo Alberto era então Bispo de Cambrai. Seu pai era conhecido tanto por suas qualidades pessoais como por sua grande riqueza.
     Maxelenda desde pequena demonstrava grande piedade. Ela costumava isolar-se para rezar. Atingindo a idade de 20 anos, não faltaram pretendentes, mas os pais haviam escolhido para ela Harduin d’Armeval, futuro senhor de Solesmes, que era pagão.
     Quando a jovem levou ao conhecimento dos pais que seus projetos eram outros, estes tentaram persuadi-la a servir a Deus como esposa e mãe, como não poucas santas da história haviam feito. Maxelenda pediu um tempo para pensar, mas um anjo lhe aparece para confirmar a sua escolha e então ela informou ao pai que desejava tornar-se monja.
     Entretanto, os pais também se mostraram decididos e iniciaram os preparativos para o casamento, mesmo contra a sua vontade. Para evitar a cerimônia, Maxelenda foi obrigada a se refugiar com sua ama perto de Cateau-Cambresis, mas Harduin e seus amigos descobriram seu esconderijo e tentaram raptá-la. A jovem felizmente conseguir fugir e já estava escapando quando o esposo prometido a golpeou furiosamente com a espada, matando-a. Imediatamente Harduin ficou cego.
     Maxelenda foi sepultada na igreja de Saint-Sulpice de Pommereul, mas em virtude dos numerosos milagres verificados junto a sua sepultura, em 673 o Bispo de Cambrai e de Arras, Vindiciano, fez transladar suas relíquias para a igreja de Saint-Vaast de Caudry.
     Harduin, que havia pedido para participar da procissão, caiu de joelhos quando da passagem de suas relíquias. Arrependendo-se de seu crime e pedindo perdão a Deus, recuperou no mesmo instante a visão.
     Ainda hoje Santa Maxelenda é festejada na Diocese de Cambrai no dia 13 de novembro.

Basílica de Santa Maxelenda
     A construção desta imponente basílica, nos anos 1830, revela a importância da veneração dedicada à Santa em Caudry.
     O edifício, em estilo gótico, foi edificado segundo planos do arquiteto Luís Cordonnier, entre 1887 e 1890. Local de peregrinação dos cegos e daqueles que têm pouca visão, ela foi elevada a basílica menor por um breve pontifício de 3 de setembro de 1991. No interior, capelas dedicadas à Nossa Senhora do Rosário e à Santa Maxelenda, com o relicário da Santa.

Oração:
     Santa Maxelenda, virgem e mártir, tu que curaste teu assassino que ficara cego, guardai nosso precioso dom da visão, curai aqueles que dela estão privados, ou que estão em risco de perdê-la. Obtenha sobretudo a luz do espírito e do coração para que caminhemos sempre nas vias do Evangelho. Tu que desejavas te consagrar a Deus, instrui aqueles que buscam sua vocação nesta terra. Que com a ajuda de tua oração eles encontrem a paz e realizem sua vocação. Amém.

Etimololgia: Maxelenda, derivado do latim Maximus: “o maior”, “o máximo”, e talvez acrescido da abreviação “linda” de nomes como Ermelinda, Deolinda.


Fontes: www.santiebeati;it; Book of Saints, by the Monks of Ramsgate; Wikipedia

Basílica de Sta. Maxelenda, Caudry, França

Nenhum comentário:

Postar um comentário