domingo, 1 de janeiro de 2017

Menino Jesus de Praga – 2 de janeiro


Imagem do Menino Jesus de Praga dada pela Princesa Polyxena von Lobkowicz aos Carmelitas Descalços em 1628, na Igreja de Nossa Senhora das Vitórias em Praga
Foto de Jayarathina

     A história desta imagem nos remete à cidade de Praga, Rep Tcheca, do ano de 1628, quando a pequena imagem de cerca de 60 cm, de madeira revestida de cera, foi dada pela Princesa Polyxena von Lobkowicz (1566-1642) aos Carmelitas Descalços, aos quais ela era muito ligada.
     Em 1603 a princesa tinha recebido a imagem como um presente de casamento de sua mãe, Da. Maria Maximiliana Manrique de Lara y Mendoza, esposa de Vratislav de Pernstyn, Chanceler do Reino da Tchecoslováquia (1530-1582). Ela havia trazido a imagem de sua terra natal, a Espanha, para o Palácio de Lobkowicz, na Boêmia. Uma antiga legenda na família Lobkowicz insistia que Da. Maria tinha recebido a imagem de Santa Teresa de Jesus.


 Doña Maria Maximiliana Manrique de Lara y Mendoza

     Em 1628, a Princesa Polyxena von Lobkowicz presenteou os frades Carmelitas com a imagem. Conta-se que ao entregar a imagem, a piedosa Princesa Polyxena emitiu uma profética declaração aos religiosos:
     “Veneráveis Frades, eu vos trago o meu mais querido bem. Honrai esta imagem e vós nunca passareis necessidade”.
     A imagem foi colocada no oratório do mosteiro de Nossa Senhora das Vitórias, Praga, onde são oferecidas orações especiais ao Menino Jesus duas vezes ao dia. Quando o Imperador Ferdinando II, da Casa de Habsburg, tomou conhecimento da devoção dos Carmelitas e de suas necessidades, mandou 2 mil florins e estipulou uma quantia mensal para sua subsistência.

     A imagem continua sendo exposta na Igreja de Nossa Senhora das Vitórias em Praga, e atrai milhares de visitantes. Uma cópia do Menino Jesus de Praga está permanentemente em exposição no Museu do Palácio Lobkowicz

Princesa Polyxena von Lobkowicz

     O Menino foi sempre vestido com esplêndidas roupas de gala, decoradas com joias preciosas. A mais antiga vestimenta foi presenteada ao Menino Jesus pelo Imperador Ferdinando III. A coleção de roupas do Menino Jesus tem mais de uma centena de vestimentas preciosas e algumas delas podem ser vistas no museu da catedral.  O Menino Jesus é vestido com roupas reais com um manto de arminho somente durante cerimônias de coroação. 






A Princesa Polyxena von Lobkowicz entrega a Imagem aos Frades Carmelitas.


Algumas das roupas da imagem do Menino Jesus de Praga


Fonte: www.nobility.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário