quarta-feira, 12 de abril de 2017

Beata Ida de Boulogne, Viúva, Oblata secular beneditina - 13 de abril

Martirológio Romano: No mosteiro de Santa Maria de Capelle, perto de Wast, na região de Boulogne, França, Beata Ida, que, viúva de Eustáquio, conde de Boulogne, brilhou por sua liberalidade junto aos pobres e por seu zelo no decoro da casa de Deus. († 1113)

     Ida nasceu em Boulogne, em 1040. Era filha de Godofredo, duque da Baixa Lotaríngia, e aos 17 anos desposou Eustáquio II, conde de Boulogne. Ida foi mãe de Eustáquio III, de Godofredo de Bouillon e de Balduino I, reis de Jerusalém.
     Suas imensas possessões se estendiam desde Luxemburgo até o Atlântico, passando por Ardenne e Pas de Calais.
     Muito devota, sua ocupação favorita era confeccionar belos ornamentos litúrgicos. Rezava com tanto fervor, que o Cronista Guilherme de Tiro atribuía boa parte do êxito da 1ª Cruzada às suas orações.
     Grande benfeitora das igrejas e dos pobres, após a morte de seu marido fundou vários mosteiros: Saint-Wulmer em Boulogne para os Cônegos Agostinianos, Saint-Michel-du-Wast para os monges de Cluny. Ela fez doações consideráveis ​​para a Abadia Saint-Bertin, Bouillon e Afflighem, favoreceu a reforma de Cluny sob a influência de Santo Anselmo de Canterbury, seu diretor espiritual, o qual manteve com ela uma correspondência epistolar que chegou até nós. Este particular destaca o papel que o santo arcebispo teve na reforma monástica na região de Flandres.
     Ida não tomou o hábito beneditino, como se acreditava (Holweck, p. 500), mas obteve de Santo Ugo a ligação espiritual com Cluny, de modo a ser considerada oblata da Ordem Beneditina.
     Ela morreu no dia 13 de abril de 1113 e foi enterrada na igreja de Wast (notamos que muitas informações biográficas erroneamente mencionam Saint-Waast, em vez de Wast). Em 1669 seus restos mortais foram transferidos para os beneditinos de SSmo. Sacramento em Paris, que levaram com eles quando, em 1808, se estabeleceram em Bayeux, onde eles ainda são mantidos (uma relíquia, no entanto, foi deixada em Wast).
A Beata se despede do filho que vai para a Cruzada
     A festa de Ida que era celebrada na antiga diocese de Boulogne, mais tarde foi autorizada para as dioceses de Arras e Bayeux, quando adotaram o rito romano. A comemoração da santa é encontrada em muitos calendários medievais a 13 de abril. No entanto, naquele dia é recordada a Beata Ida de Louvain, da qual se ignora a data da morte.
     Para a santa mãe do grande cruzado Godofredo de Bouillon não se tem uma representação iconográfica bem caracterizada e poucas são as imagens dela. Entre estas, muito tardia, vale a pena notar a escultura em madeira do artista do século XVIII Georg Ueblherr na igreja austríaca de Engelszell, que a representa em adoração do crucifixo.
     Ela é patrona das viúvas. 
    Ida teve dois filhos e um genro que deixaram marca na História. Seus filhos Godofredo de Bouillon e Balduino I tomaram parte na gloriosa primeira cruzada e foram os primeiros soberanos francos do reino de Jerusalém.
     Seu genro foi Henrique IV, imperador da Alemanha, cujo nome ficou ligado a “questão das Investiduras”. Quando foi derrotado, teve que implorar perdão ao Papa Gregório VII, porém mais tarde, retomou as hostilidades, se apoderou de Roma e mandou o Papa para o exílio, onde morreu.


Fonte: http://www.santiebeati.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário