quarta-feira, 19 de abril de 2017

Santa Helena (Eliena, Elena) de Laurino, Virgem eremita – 20 de abril

Martirológio Romano: No território de Laurino, perto de Paestum, em Campania, Santa Helena, virgem, que, forte nas obras de Cristo, retirou-se para um lugar solitário onde serviu incansavelmente Deus nas necessidades dos religiosos e dos doentes.

     Santa Helena nasceu em Laurino (SA) no início do século VI. A família Consalvo, que deu à luz Helena, segundo os historiadores e biógrafos na época não era particularmente rica, mas era feita de pessoas honestas.
     Mas a bondade de Helena, que superava todo o material, apesar da dor de se afastar da família, levou-a a abandonar sua casa, indo em direção às colinas que cercavam a cidade. Ela retirou-se num lugar isolado, no coração da montanha, perto da atual cidade chamada Pruno, fixando-se numa caverna que passou a ser sua casa.
     Ali começa a vida de Helena como anacoreta, a vida de uma santa eremita, em estreito contato com o Deus que ela tanto amava, longe dos afetos e de qualquer sinal de vida humana, no meio da vegetação, onde o céu é límpido e visível, o mesmo céu que abrirá caminho para a vida eterna.
     Ela morreu após 21 anos de vida eremita, em 530.
     Segundo a legenda, que ainda tem algo de histórico, na gruta de Pruno seus ossos foram encontrados e transladados pelo então bispo para sua catedral. Dali foram provavelmente sequestrados pelos franceses, na crença de que esses restos tinham pertencido à Imperatriz Helena e foram levados para sua terra natal.
     Na segunda metade de 1200, as relíquias foram novamente transladadas para Campania, por Margarida de Borgonha, esposa de Carlos I de Anjou. Margarida doou o corpo da Santa a Santo Eleazar de Sabran, conde de Ariano, que por sua vez o doou à Catedral de Ariano. Até 1622 o seu corpo ficou sepultado ali sob o altar maior da Catedral, em uma urna de madeira preta, A maior parte das relíquias foram doadas pelo bispo de Ariano, Trotta, em 1882, a cidade de Laurino, a cidade natal de Helena, onde a Santa é muito venerada. Ela repousa numa urna colocada no interior da Colegiada de Santa Maria Maior, em Laurino.
     Laurino, na província de Salerno, a festeja em 22 de maio, 18 de agosto e 29 de junho. Ali, onde ficava sua casa natal foi erigida uma igreja dedicada a Santa.
     Em Pruno, onde tradicionalmente Helena retirou-se numa ermida, uma porta fecha a gruta que mantém dentro um pequeno altar de 1730. O lugar é ponto de peregrinação no dia 29 de junho.

     O Martirológio Romano a recorda no dia 20 de abril.





Nenhum comentário:

Postar um comentário